Cine UFPel recebe Festival de Cinema Acessível

IMG_1838A Sala de Cinema Digital da UFPel foi palco, na terça (21) e quarta (22), do Festival de Cinema Acessível, ação promovida pelo Projeto Som da Luz e com o patrocínio da Universidade Corporativa do Banrisul. O evento é o primeiro do país a exibir clássicos do cinema brasileiro com audiodescrição, legendas e tradução para a língua brasileira de sinais (libras).

Dessa forma, pessoas cegas ou com baixa visão, deficiência auditiva, surdas ou até mesmo sem nenhuma deficiência podem vivenciar as obras, facilitando o convívio e a troca de experiências. Para as pessoas que não possuem deficiência são oferecidas vendas, para que possam ter a mesma experiência de uma pessoa cega ao apreciar o filme com a autodescrição.

Segundo Rafael dos Santos, integrante da organização, o evento funciona como uma oficina de relacionamento dos funcionários do banco com pessoas portadoras de deficiência. “Esta ação prepara o colega para atender a atender este público e tem sido um grande aprendizado porque proporciona um maior contato com pessoas com deficiência”, explica Rafael.

Para a coordenadora do Cine UFPel, professora Cíntia Langie, a ação é bem vinda, pois o espaço é um projeto de extensão aberto a atender as demandas da universidade e da comunidade. Ela parabenizou a iniciativa: “Foi lindo de ver essas pessoas tendo acesso à cultura nacional, porque o cinema brasileiro não tem legenda, e o Cine UFPel foi criado para proporcionar acesso a pessoas que não tem o costume de ir ao cinema”.

Nas sessões do festival, são apresentados os filmes “Tropa de Elite”, “Dois Filhos de Francisco”, “O Tempo e o Vento”, “O homem que copiava” e “Saneamento Básico”. Pelotas é as quarta cidade do interior gaúcho a receber a visita do festival de cinema acessível. A mostra já passou por Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Santa Cruz. No dia 13 de junho, estará em Santa Maria. Em setembro, o projeto retorna ao Cine UFPel para uma nova mostra de cinema acessível.

Publicado em 23/06/2016, nas categorias Destaque, Notícias.