PET realiza, nesta sexta (27) e sábado, jornada sobre Conservação e Restauro

Com o objetivo de levar à comunidade acadêmica uma mostra dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes da área de conservação de patrimônios, nestas sexta-feira e sábado, 27 e 28 de novembro, o Programa de Educação Tutorial Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas (PET) promove a II Jornada de Museologia, Conservação e Restauro. O evento ocorre no Museu do Doce, localizado na praça Coronel Pedro Osório, 8.

No evento, serão apresentadas informações técnicas, mas também de interesse geral, buscando a conscientização da sociedade a respeito da necessidade de conservar o patrimônio, para que posteriormente não seja preciso uma intervenção na busca pelo restauro.

Os participantes terão direito ao certificado ao assinar a lista de presença. A inscrição apenas é necessária para a oficina, que possui vagas limitadas, mas garante a participação para alunos calouros do curso. Abaixo a programação:
27/11 (sexta-feira)

19h – Palestra “Ciência da Conservação” – Ministrante: Professor Thiago Sevilhano Puguieri

Local: Auditório do Museu do Doce da UFPel

20h30min Festa de Natal Solidário dos cursos de Museologia, Conservação e Restauro. (Participantes do evento podem ajudar doando brinquedos novos ou usados).

28/11 (sábado)

09h/12h – Oficina “Caracterização dos bens culturais na metodologia de Bárbara Appelbaum” – Ministrante Professora Karen Velleda Caldas

Local: Laboratório de materiais e técnicas – Campus Canguru

Inscrições (os bichos Conservação e Restauro não precisam se inscrever): larissarodales@gmail.com, vagas limitadas.

14h – SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO – Coordenação Professora Silvana de Fátima Bojanoski

16h- Intervalo

16h30min – Conservação Preventiva e Científica em Acervos Museológicos: questões técnicas, conceituais e simbólicas. Ministrantes: Professora Silvana de Fátima Bojanoski, Professor Thiago Sevilhano Puguieri, Professor Diego Lemos Ribeiro

18h – Comemoração dos 5 anos de funcionamento do Grupo PET Conservação e Restauro UFPel – Distribuição dos prospectos Informativo sobre o Curso de Conservação e Restauração UFPel e Informativo Grupo PET CR UFPel.

Publicado em 26/11/2015, na categoria Notícias.