Quase seis mil fazem as provas do Pave neste domingo (29)

Quase seis mil candidatos, mais precisamente 5.840 alunos, fazem as provas das três etapas do Programa de Avaliação Escolar (Pave) da UFPel, neste domingo (29), a partir das 13h, em oito locais espalhados pela cidade. A prova de redação da terceira etapa foi aplicada em 4 de outubro. Os candidatos devem conferir onde farão as provas, na página do Pave, em http://ces.ufpel.edu.br/vestibular/pave/ , em Consulta Rápida, informando número de inscrição e RG.

Os portões abrem às 12h20min e fecham às 13h. São cinco horas de provas. Saiba todas as orientações (o que pode e o que não pode levar, procedimentos, entre outras) sobre o processo seletivo no arquivo  avisos2015 . Confira um mapa com os locais de provas em   MAPAS2015 . Dúvidas pelo telefone (53) 32224060 ou mail cpsi.ufpel@gmail.com .

Ao Pave são reservados dez por cento das vagas para ingresso na UFPel. Neste processo são 413 vagas, com ingressos nos dois semestres de 2016, por ampla concorrência e cotas. Os 90 por cento restantes são preenchidos através do Sisu/Enem.

O Pave

Lançado em 2004, é uma modalidade alternativa de seleção para os cursos de graduação da UFPel, constituindo-se em um processo gradual e sistemático, que acontece ao longo do Ensino Médio, alicerçado na integração entre a educação básica e a superior, visando à melhoria da qualidade do ensino. O Pave permite o acompanhamento das aprendizagens construídas pelo aluno durante o Ensino Médio, motivando-o a buscar um melhor desempenho durante o processo.

São objetivos do Pave selecionar os futuros estudantes universitários de modo gradual e sistemático, não como o produto de um único exame seletivo episódico, mas como a culminância de um processo que se desenvolve ao longo do ensino médio; proporcionar aos candidatos condições para, num período de três anos, corrigir falhas individuais no processo de aprendizagem; definir os parâmetros de um processo seletivo que busque a avaliação da aprendizagem significativa, em que seja privilegiado o ato de refletir sobre o de memorizar, a qualidade sobre a quantidade de informações, o ensino sobre o adestramento e o processo sobre o produto; e adotar a contextualização interdisciplinar como eixo estruturador da avaliação, dando-se ênfase ao desenvolvimento das competências e habilidades.

Publicado em 23/11/2015, na categoria Notícias.