Reitor da UFPel realiza visita ao Centro de Engenharias

DSC_0016A utilização do prédio da antiga fábrica de biscoitos Cotada com fins acadêmicos, após a reforma, no mês de julho de 2014, trouxe ao Centro de Engenharias da UFPel a possibilidade de sanar várias de suas deficiências de infraestrutura, como laboratórios e espaços didáticos variados. Na última sexta-feira, o reitor da Universidade Federal de Pelotas, Mauro Del Pino, esteve no local para conhecer a utilização do espaço e conhecer algumas limitações já apresentadas pelo seu uso.

Uma das demandas que já estão em solução é a instalação de um bar no saguão do prédio, em processo de licitação para a escolha da empresa. O estabelecimento ocupará o espaço hoje usado pela portaria.

A comunidade acadêmica levou ao reitor algumas demandas, como a falta de espaços para estudos ou uma biblioteca, bem como para os Diretórios Acadêmicos. A sala de professores atualmente ocupa um local destinado a laboratórios. Além disso, alguns laboratórios sofrem com a umidade e a falta de abastecimento com gases necessários ao seu bom desempenho. Outros temas, como o funcionamento do Laboratório de Informática da Graduação (LIG), ainda fechado, já podem ser solucionados, já que os estagiários demandados para o seu funcionamento já estão em processo de contratação.

DSC_0011(1)Após uma visita a diversos laboratórios, ocorreu uma reunião entre estudantes, docentes e a Administração da UFPel para discussão de algumas pautas. Estiveram presentes nesse momento, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório dos Santos, e o coordenador de Obras e Planejamento Físico, Cleidi Victoria.

Uma das ideias colocadas, de forma a desafogar o prédio da Alfândega, outra solicitação do grupo, é a transferência de laboratórios e áreas didáticas para o prédio da Cotada, enquanto setores administrativos iriam para o prédio histórico. Isso seria uma solução temporária, já que realizar obras para a adequação da Alfândega não é algo simples ou até mesmo viável tecnicamente, segundo Victoria. De acordo com o reitor, a desocupação desse local é estratégico para UFPel, já que as instalações do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo poderiam ser transferidas para ali, poupando recursos destinados ao aluguel do prédio no centro da cidade.

Foi apresentado então o estudo para a construção de uma nova edificação destinada ao Centro de Engenharias, em terreno próximo à antiga Fábrica de Fiação e Tecidos. Isso conseguiria sanar problemas históricos da UFPel, em especial aqueles sofridos pelo CEng desde sua criação, como laboratórios provisórios, a falta das instalações de gás e a dispersão entre as unidades. O espaço abrigaria três prédios: um aulário, um prédio para o Centro e outro construído para atividades relacionadas ao programa Bioma Pampa, cujos recursos já foram garantidos pela Finep.

DSC_0031Como o projeto dessas novas obras é feito de forma modular, grande parte dos projetos já estão concluídos. Seria necessária a captação de recursos. Além disso, como o prédio permite a construção somente da parte exterior, o plano de necessidades de sua ocupação poderia ser feito concomitantemente à sua edificação, poupando tempo.

Publicado em 14/10/2015, nas categorias Destaque, Notícias.