Corredor Arte traz exposição em memória ao Dia Mundial da Saúde Mental

corredor 03No último dia 10 de outubro, foi celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental. Para comemorar a data, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas recebe no Corredor Arte os trabalhos artísticos do projeto Oficinas de Criação Coletiva do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina.

Direcionado aos portadores de transtornos mentais, o projeto desenvolve atividades interdisciplinares, reestabelecendo o senso de cidadania aos participantes. Atuando em equipe, a arte faz com que os atendidos se sintam hábeis a manifestar seu íntimo em cada trabalho, estendendo ao grupo um ambiente de confraternização. As diversas obras expostas são caracterizadas por uma estética peculiar dos criadores: a sensibilidade artística como inclusão social.

Os trabalhos foram feitos em quatro locais do projeto: no Ambulatório de Saúde Mental da Faculdade de Medicina, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro Social Urbano do Areal, na UBS Areal Leste e na UBS Vila Municipal. A coordenação é feita pelas assistentes sociais Nilza Bertoldi, Lenara Stemalke, Anete Bertoni e Marlete Araújo.

As pinturas sobre tela e trabalhos em técnica mista são os destaques da exposição, que estimula a descoberta de talentos ainda escondidos, demonstrando que limitações podem ser vencidas como o apoio de profissionais que se dispõem a colaborar.

A oportunidade para conhecer esse lado terapêutico da arte vai até o dia 21 deste mês, diariamente das 7h às 22h, no Corredor Arte, localizado na rua Professor Araújo, 538.

Publicado em 13/10/2015, na categoria Notícias.