Início do conteúdo

Pós em Materiais realiza encontro científico no dia 15

Em setembro, assumiu a nova coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) a professora Margarete Gonçalves, ficando o professor Neftali Carreño na coordenação adjunta. Em parceria com o grupo de pesquisa Materiais Compósitos e Nanocompósitos (GCOMP), liderado pelo professor Sandro Campos Amico, da UFRGS, o Programa realizará um Encontro, quando serão tratados temas como:

  1. Principais modelos de micromecânica, incluindo compósitos de fibras curtas e longas, unidirecionais e aleatórias, isotrópicas e ortotrópicas.
  2. Compósitos com partículas de diferentes geometrias.
  3. Aplicativo web desenvolvido pelo grupo – mech-gcomp www.ufrgs.br/mechg .
  4. Apresentação do 3º Congresso Brasileiro de Materiais Compósitos – BCCM-3 (Gramado, 2016) .

O Encontro acontecerá no dia 15 de outubro (quinta-feira) no auditório da Faculdade de Odontologia (5º. andar), às 14:30 hs.

A atual Coordenação do PPGCEM, juntamente com os seus docentes (permanentes e colaboradores) e pós-graduandos, buscará atuar na valorização do potencial existente no Programa e no desenvolvimento de projetos de pesquisa que visem soluções práticas aos desafios tecnológicos dos setores produtivos.

Em breve serão divulgados os novos Editais de Seleção de Alunos Regulares e Especiais do PPGCEM para o primeiro semestre de 2016.

O Programa

O Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) foi criado em 2011, em nível de Mestrado, tendo como principal motivação a formação e qualificação de recursos humanos de alto nível, bem como o fomento de ações de pesquisa e inovação tecnológica na área de Ciência dos Materiais no Brasil.

No ano de 2014 o PPGCEM teve aprovado o seu projeto de Doutorado que alavancou o número de alunos e possibilitou formação continuada para os recém Mestres formados pelo Programa. As primeiras defesas de doutorado dos ingressantes em 2014 já estão programadas para o primeiro semestre de 2016, ação que demonstra o grande empenho e comprometimento dos seus discentes e docentes pesquisadores (orientadores) com o PPGCEM e a UFPel.

O PPGCEM possui atualmente 55 alunos regulares matriculados (24 mestrandos e 31 doutorandos) e, até o presente momento, já tem 39 dissertações defendidas, muitas delas de alunos que já atuam no mercado de trabalho e outras de alunos já inseridos em programas de doutorado na UFPel e em outras instituições.

Apesar de seu curto tempo de atuação, muitos são os feitos do PPGCEM, os quais divulgaremos a população acadêmica da UFPel, por meio deste veículo de comunicação.

  • Ações de intercâmbio do PPGCEM

Demonstrando a dedicação e o comprometimento dos doutorandos, no presente ano ações de intercâmbio se intensificaram. A exemplo disso destaca-se a atuação da doutoranda Ananda Morais Barbosa que, sob orientação do prof. Dr. Neftali L. V. Carreño, está executando parte de seu projeto de pesquisa na forma de doutorado sandwich no exterior, na Universidade del País Vasco, Escuela Universitaria Politécnica de San Sebastián na Espanha, com o apoio financeiro do Programa Ciência sem Fronteiras da CAPES. A mesma, recentemente, participou do curso de qualificação de verão: “Frontiers in nanocellulosics: metrology and applications” organizado na Alto University, na Finlandia.

Como ações de intercâmbio futuras temos a do professor pesquisador Dr. Darci Alberto Gatto que estará apresentando trabalhos em conjunto com pesquisadores da Universidade del País Vasco na “5th International Conference on Biobased and Biodegradable Polymers (BIOPOL-2015)” na Espanha, no período de 6 a 9 de outubro, e a da doutoranda Carolina Elicker, orientanda do prof. Sergio Cava, que teve o seu projeto de pesquisa aprovado pelo Programa Ciência sem Fronteiras do CNPq, para uma bolsa de doutorado sandwich, na Sheffield Hallam University, em Sheffield, Inglaterra, com início em Janeiro de 2016.

  • Mudança de nível no PPGCEM, de mestrado para doutorado.

O elevado nível de produção científica dos pós-graduandos do PPGCEM possibilitou a primeira mudança de nível no Programa que ocorreu no dia 27 de agosto de 2015 com a defesa do projeto intitulado “Desenvolvimento de nanocompósito flexível piezoelétrico: Fibra de carbono/niobato/terras raras”, pelo mestrando Ricardo Marques e Silva, orientando do professor Dr. Neftalí L. V. Carreño. A banca de avaliação foi composta pelos professores doutores Fernando Machado Machado e Elessandra da Rosa Zavarese da UFPel e Marcos Alexandre Gelesky da FURG.

  • Produção científica internacionalizada

No tocante à produção científica internacionalizada cabe listar a recente publicação do prof. Dr. Neftali Carreño que teve trabalho em conjunto com pesquisadores do Reino Unido publicado no periódico científico “Nanoscale” da “Royal Chemical Society”, um dos mais prestigiados no mundo na área de Nanotecnologia com elevado índice de impacto (7,4).

  • Produção científica em destaque no ENPOS/UFPel

A produção científica dos pós-graduandos do PPGCEM também vem sendo reconhecida pela comunidade de pesquisadores da UFPel. Como visto no XVII Encontro de Pós-Graduação da UFPel, no qual ocorreram três premiações na área de Engenharia: a do mestrando Ricardo Marques e Silva, orientando do prof. Dr. Neftalí L. V. Carreño, com o trabalho “Rápido crescimento de nanopartículas de TiO2 em fibra de carbono via síntese hidrotérmica assistida por micro-ondas”; a da doutoranda Suelen Rodrigues Almeida, orientanda do prof. Dr. Sergio da Silva Cava, com o trabalho “Caracterização do resíduo sólido da pirólise da casca de arroz” e a da doutoranda Camila Monteiro Cholant, orientanda do prof. Dr. Cesar Oropesa Avellaneda, com o trabalho “Filmes finos de V2O5:MOO3 e suas aplicações em eletrocromismo.

Publicado em 02/10/2015, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.