Reitor participa do I Fórum Estudantil da Segurança Pública

unnamedO reitor Mauro Del Pino participou, na tarde desta terça-feira (26), da primeira edição do Fórum Estudantil da Segurança organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). O Fórum também contou com a presença da titular da Delegacia da Mulher, Lisiane Mattarredona, do capitão da 4º Batalhão de Polícia Militar, Roberto Nascimento e do o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada de Pelotas, Paulo Santos.

Del Pino abriu a primeira rodada de falas do evento tratando o tema da violência como um problema que tem origem nas desigualdades de gênero, classe e raça/etnia. De acordo com o reitor, alguns setores da sociedade acabam recebendo menos atenção dos órgãos o que acaba criminalizando ainda mais um determinado setor da sociedade.  “Verificamos a existência de vítimas da violência e de vítimas das políticas de Segurança Pública”, disse.

Em sua fala o reitor também ressaltou as ações da Universidade para conter a violência. Segundo ele, a Universidade tem o dever de resguardar a segurança no interior da Instituição, mas pode ajudar no que for possível para diminuir a violência nas ruas. Para isso, a Administração vem construindo uma parceria com a Brigada Militar, participando de reuniões com as representações estudantis para discutir o tema, promovendo campanhas entre outras ações em que se destaca ainda a licitação de vigilância eletrônica monitorada 24 horas com o apoio de vigilância armada.

Segundo reitor, o serviço tem a previsão de iniciar nos próximos quatro meses e contará com 314 câmeras e duas centrais de monitoramento. “Algumas destas câmeras serão direcionadas para a rua. As imagens ajudarão tanto a Brigada Militar quanto a Polícia Civil”, afirmou.

aA delegada Lisiane Mattarredona explicou sobre a função da Polícia Civil que é uma Polícia Judiciária e, portanto, não tem uma função preventiva. Para a delegada, o fato não impede a atuação em ações de prevenção da violência através de campanhas e parcerias com a que vem desenvolvendo com a Universidade com a participação no Observatório de Gênero. “Incentivem as vítimas a denunciar os casos de violência ou denunciem através do telefone 3310.8181”, disse.

Em sua fala, o secretário Paulo Santos também mostrou o papel da Prefeitura nas questões de Segurança Pública. Segundo o secretário a Segurança não é de responsabilidade do município, mas todo o suporte é dado, como a melhoria da iluminação, instalação de câmeras de monitoramento e o reforço da Guarda Municipal que dá apoio aos órgãos responsáveis pela segurança.

Já o capitão Roberto Nascimento levou para o público dados sobre a violência na região das Universidades e ressaltou a importância da parceria desenvolvida com a UFPel e com os outros órgãos de segurança. Segundo o capitão, uma análise estatística realizada após a instalação da Patrulha Universitária revelou uma diminuição de 22% nos índices de assaltos.

Na sequência, foi aberto um tempo para perguntas do público que foram respondidas pelas autoridades.

Publicado em 27/05/2015, na categoria Notícias.