Reunião de trabalho define eixos temáticos do PDI

DSC_0723O grupo responsável pela elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPel teve uma nova reunião de trabalho na manhã da última sexta-feira (17). Durante a sessão, foram apontados os grandes temas dentro dos quais serão apontados os objetivos estratégicos e específicos do plano.

A reunião, aberta pelo reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino, contou com a presença de diversos diretores de unidades acadêmicas e membros da Administração Central da Universidade.

Após a definição dos objetivos estratégicos a serem contidos no novo PDI, baseados no Projeto Pedagógico Institucional de 1991, o foco do novo encontro do grupo foi definir eixos temáticos que guiarão as discussões para a formulação dos objetivos específicos. A ideia é centralizar toda a discussão a partir de um dos pontos do PPI de 1991, que afirma que a UFPel tem um compromisso com o trabalho coletivo: por ser uma universidade pública, ela deve basear-se na defesa dos interesses da sociedade.

Esses eixos temáticos servirão para agrupar os objetivos específicos e as suas ações de desenvolvimento. A ideia, segundo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório dos Santos, é pensar à frente, colocando metas para a realização do plano. “Dessa forma, o PDI não será apenas um cumprimento de tabela, mas uma ferramenta para um real desenvolvimento da Universidade”, disse.

A vice-reitora, Denise Gigante, apresentou a proposta de que na reunião fossem definidos os temas para, então, os participantes do grupo fossem divididos em pequenos grupos de sistematização de trabalhos em cada assunto. A ideia é que nesse processo, sejam levadas as temáticas para as unidades acadêmicas, para que elas também possam opinar nos objetivos específicos.

Após um tempo de debates, os presentes definiram os seguintes temas:

– Ensino

– Pesquisa

– Extensão

– Assistência Estudantil

– Gestão de Pessoas

– Infraestrutura

– Gestão institucional, planejamento e avaliação

A ideia é que a atividade-fim da universidade seja contemplada nas suas três áreas. Além disso, foram destacadas áreas consideradas urgentes dentro da realidade atual da instituição. A gestão, o planejamento e a avaliação receberam também espaço, por permearem as demais.

Após a formação dos pequenos grupos de trabalho, foram definidos os dias 27 e 28 de abril para o retorno das atividades, com a apresentação do que for deliberado pelas equipes.

Publicado em 22/04/2015, na categoria Notícias.