HE recebe 194 doações de cabelo

DSC_0069 DSC_0203 As melhores ideias surgem de encontros inesperados com assuntos do dia a dia. Izis Petiz, auxiliar administrativa do Hospital Escola (HE) UFPel, em parceria com a colega de setor Luani Amaral, tomou a iniciativa de tentar colocar um sorriso no rosto de quem está enfrentando algum sofrimento, elaborando a campanha “Quem doa cabelos, doa sorrisos”.

Em Porto Alegre, Izis ouviu falar da ONG Cabelaço, de Canoas, que confecciona perucas para crianças com câncer, e dou 15 centímetros do seu cabelo. Chegando para trabalhar no setor de Oncologia do HE, a auxiliar entrou em contato diário com pessoas que vivem essa realidade difícil que é enfrentar essa doença, e resolveu montar uma iniciativa. Com a chegada do outubro rosa, e as diversas campanhas que são realizadas no mês, Izis disseminou a ideia do corte de cabelo solidário, que foi abraçado pelo setor de Oncologia, que promoveu o evento no dia 21 de outubro.

A ação foi destinada para doação de cabelos, que serão enviados para a ONG Cabelaço, que confeccionará e distribuirá as perucas. O acontecimento teve como intuito colocar sorrisos nos rostinhos dos pequenos que têm de conviver com o câncer diariamente. A inocência de uma criança torna essa realidade de doença ainda mais difícil, e a campanha visa, ao menos um pouco, amenizar as perdas e estimular a superação dos obstáculos.

No dia do evento, 194 doações foram feitas, muitos fios irão colorir novas cabeças, que irão receber com alegria esses cabelos, que, mais que isso, são uma doação de autoestima. O Grupo de Humanização do HE participou também do evento, proporcionando os sacos para colocar as madeixas, os bombons que foram distribuídos para cada pessoa que fez uma doação, e as mensagens nos cartõezinhos coloridos para ninguém esquecer o quão importante foi a sua iniciativa.

Muitas vezes é difícil se desapegar, 15 centímetros de cabelo parecem fazer falta, mas muita gente colaborou, e os cortes de cabelo, feito pela equipe do Studio Jason Coiffeur, fizeram a diferença. O movimento foi tão grande que o horário do evento foi estendido até às 16h30min, e a enfermeira do HE, Daiane Formentim, pegou as tesouras e ajudou nos cortes, colaborando para que mais doações pudessem ser feitas. “A importância dessa campanha é poder ajudar crianças, principalmente nesse momento de doença, quando tanto querem se sentir melhor” disse a enfermeira, Barbara Resende Ramos, que desapegou cerca de 20 centímetros de cabelo.

Magda Tatiara Bandeira, da CCIH e membro do Grupo de Humanização, empolgou-se desde o início com a campanha e tornou possível a ação. Ela conseguiu a participação dos cabeleireiros, organizou as fichas e transformou o auditório do HE em uma sala onde a ação pôde ser montada. Apesar da ansiedade que muitas mulheres sentiram ao dar adeus à parte dos fios, Elis Rodrigues Sausen, de sete anos, contava feliz que tinha adorado o novo corte e que estava participando de uma boa ação: “eu quis doar meus cabelos porque essas crianças vão ficar melhores com as perucas, e daqui a pouco o meu já está pela cintura de novo”.

Para quem perdeu o evento, mas ainda quer participar da campanha, é só levar o cabelo até o dia 24/10, já cortado, ao serviço de Oncologia do Hospital Escola – rua Professor Araújo, 538 – das 7h às 18h, seguindo os seguintes passos: lavar o cabelo, secá-lo bem, prender com um elástico, cortar acima da borrachinha e embalá-lo em um saco plástico, lembrando que o comprimento mínimo é de 15 centímetros.

Publicado em 24/10/2014, na categoria Notícias.