Início do conteúdo

Prêmio Pesquisador Gaúcho é entregue a dois representantes da UFPel

Dois representantes da UFPel recebem na noite desta quarta-fera(22), em Porto Alegre, o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2014. Eles integram a lista de doutores, jovens doutores, graduados ou pós-graduados, alunos de graduação, de ensino técnico, jovens cursando o ensino médio e pesquisadores atuantes em micro e pequenas empresas. A seleção foi realizada por uma comissão Julgadora formada por 17 profissionais reconhecidos no Estado.

Prêmio Pesquisador Gaúcho é uma realização da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), sendo um evento realizado junto ao 6º Congresso Internacional da Inovação, uma promoção do Sistema Fiergs, com o objetivo de premiar pesquisadores das áreas científicas e tecnológicas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. Uma formação da Tríade: Governo, comunidade científica e meio empresarial, destacando a importância do investimento em ciência e tecnologia e inovação como alavanca para o desenvolvimento do Estado.

Nas categorias com ênfase na inovação, como Pesquisador na Indústria, recebe o prêmio o professor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec/UFPel), Fabrício Aulo Ogliari. O acadêmico Ruhan Ávila Conceição, da Engenharia de Computação (CDTel/UFPel), está sendo premiado como Jovem Inovador.

Histórico

Em 1977, a Fapergs instituiu um prêmio constituído de Medalha de Ouro e Diploma, com o objetivo de premiar os esforços desenvolvidos pelos pesquisadores do Rio Grande do Sul que tivessem contribuído de maneira significativa para o desenvolvimento técnico-científico do Estado. O prêmio era individual e concedido a cada dois anos.

Desde 1977, foram realizadas 15 edições do Prêmio Fapergs, sendo a última em 2007. Em dezembro de 2010, a Fundação lançou a Edição do Prêmio Fapergs alterando a sua denominação para Prêmio Pesquisador Gaúcho, visando uma melhor visibilidade na sociedade e uma aproximação maior entre os pesquisadores e o meio empresarial.
Veja a relação dos pesquisadores destacados nas principais áreas do conhecimento:

Engenharia – Andrea Moura Bernardes
Física e Astronomia – Yan Levin
Matemática, Estatística e Computação – César Augusto Fonticielha de Rose
Interdisciplinar – José Maria Montserrat
Química – Helio Gauze Bonacorso

Categoria Destaque Agricultura Familiar:

Destaque Agricultura Familiar – Vicente Celestino Pires Silveira

Categorias com ênfase na inovação:

Jovem Inovador – Ruhan Ávila Conceição
Pesquisador na Empresa – Daniel Pacheco Lacerda
Pesquisador na Indústria – Fabrício Aulo Ogliari
Piá Empreendedor – João Pedro Goulart da Silva e Radharani Malheiros Mendes
Técnico Pesquisador – Juliane Lopes, Lilian Lidiane da Silva Monteiro e Rafael Motta

Publicado em 22/10/2014, na categoria Notícias.