Início do conteúdo

UFPel realiza o I Simpósio de Fisiologia da Região Sul

O Departamento de Fisiologia e Farmacologia do Instituto de Biologia realizará o I Simpósio de Fisiologia da Região Sul, nos dias 25 e 26 de setembro, quinta e sexta-feira desta semana, no auditório do quarto andar do prédio da Reitoria, Campus Porto, antigo Anglo. Este simpósio irá reunir como palestrantes pesquisadores reconhecidos como “referências” na área das Ciências Fisiológicas, que debaterão sobre o histórico e a importância dos estudos de fisiologia para a qualidade de vida e desenvolvimento regional.

Com atuação destacada na comunidade acadêmica e científica do Estado, o Departamento possui reconhecida tradição e corpo docente atualizado que anseia pela oportunidade de ampliar o conhecimento científico de suas linhas de pesquisa e, consequentemente, alavancar o potencial da região, na pesquisa científica de qualidade através da formação de pessoal capacitado. Assim, o grupo de docentes do Departamento objetivou reunir em Pelotas pesquisadores com reconhecido mérito científico na área de Fisiologia a fim de mobilizar e motivar a comunidade científica da região sul do Estado do Rio Grande do Sul.

Programação e informações mais detalhadas podem ser obtidas no site http://wp.ufpel.edu.br/nutricao/2014/09/04/i-simposio-de-fisiologia/, e-mail simposiodefisiologiaufpel@hotmail.com, ou telefone 32757337 – Depto de Fisiologia e Farmacologia. O valor da inscrição será de R$ 20,00.

Programação resumida:

Dia 25/09: 18:00h -Abertura – Dr. Paulo Schenkel (UFPel); 18:20h – “Histórico e tradição do DFF/UFPel” -Dra. Marilene Alam (UFPel); 18:50h – “Fisiologia no âmbito nacional” – Dra. Ilma Simone Brum da Silva (UFRGS) e “A importância do sono para o ser humano”- Dra. Clarissa DelpizzoCastagno.

Dia 26/09: 13:30h – Remodelamento cardíaco e estresse oxidativo – Dra. Adriane Belló Klein(UFRGS); 14:10h – Medicina hiperbárica: mecanismos fisiológicos – Dr. Sérgio Saldanha Menna Barreto (UFRGS); 15:30h – Evolução da produção do conhecimento em fisiologia na região sul do RS – Dr. Adalto Bianchini (FURG); 16:10h –desnutrição na infância, ganho de peso e obesidade na idade adulta – Dra. Denise Gigante (UFPel); 17:20h – Frequência cardíaca na prescrição de exercício físico – Dr. Fabrício Boscolo Del Vecchio (UFPel); 18:00h – Plantas medicinais e o sistema cardiovascular – Dra. Cleci Menezes Moreira(UNIPAMPA); 18:50h – encerramento.

Publicado em 23/09/2014, na categoria Notícias.