Programação artística e cultural marca inauguração do Bloco B do Cearte

DSC_0208Uma série de atividades artísticas e culturais, de segunda a quinta-feira desta semana, assinala a inauguração do Bloco B do Centro de Artes da UFPel. A abertura das festividades aconteceu nesta segunda-feira(22), no novo auditório, com a presença da Administração Superior da Universidade, da Direção do Cearte, ex-diretores, professores e estudantes da unidade.

Na oportunidade, a diretora, Úrsula Rosa da Silva, disse que a inauguração do prédio simboliza a possibilidade de ampliação das atividades do Cearte e a maior interação entre os cursos, devido a ações interdisciplinares. “Ganhamos outra cara e maiores responsabilidades”, observou, frisando que o Centro, com 1,5 mil estudantes, é uma das maiores unidades da UFPel e com a maior produção extensionista.

DSC_0190“Aos poucos, concretizamos sonhos de professores que vieram antes de nós”, afirmou Úrsula, ao destacar o empenho do idealizador do projeto, professor Lauer Santos, que dirigiu a unidade na gestão anterior, e o trabalho dos ex-diretores Wilson Miranda e Maria de Lourdes Reyes, estes recentemente aposentados e alvos de homenagem especial. A diretora salientou também o esforço da Reitoria para viabilizar a entrega do prédio a tempo de colocá-lo em uso no início deste semestre letivo – o ato de entrega ocorreu no dia 18 de julho.

DSC_0204Em seu pronunciamento, Lauer Santos disse que todos os diretores que já passaram pela unidade fizeram o seu trabalho e que o atual momento é o resultado da dedicação e esforço de todos. “Abre-se um espaço de formação de arte de excelência”, afirmou.

A diretora Úrsula Silva ponderou que o trabalho é contínuo e que o crescimento do Centro de Artes rumo à excelência remete a outras intervenções como a adequação do prédio de Teatro e Dança. Ao fazer uso da palavra, o reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino, que se fez presente ao ato acompanhado pela vice-reitora, Denise Gigante, e pelos pró-reitores de Graduação e de Assistência Estudantil, Álvaro Hipólito e Ediane Acunha, respectivamente, afirmou que a inauguração do novo prédio do Cearte representa a consolidação de um sonho acalentado por muitos e concretizado por muitas mãos. “Graças à visão do professor Lauer, na esteira do esforço de seus antecessores, está cada vez mais evidenciada a importância da área de Artes, o que nos permite um olhar cada vez mais responsável sobre a história cultural de nossa cidade”, acentuou o reitor.

Del Pino ressaltou o comprometimento da atual gestão da UFPel com o objetivo de que o Centro de Artes tenha as melhores condições para geração de conhecimentos, formação profissional e extensão universitária.

DSC_0225Ao finalizar o ato, Úrsula Rosa da Silva destacou que a semana é de celebrações. “Estamos recebendo o nosso prédio com aquilo que é nossa característica – com arte”, enfatizou, ao anunciar, para a sequência da programação o recital do pianista Marcelo Cazarré. O programa musical foi dedicado aos autores hispânicos Granados, Albéniz e Turina, seguido-se coquetel de confraternização entre docentes, alunos, servidores e convidados.

As atividades se prolongam até quinta-feira, com a participação dos cursos de Música, Dança, Artes Visuais, Design e Cinema. Estão programados recitais, apresentações de orquestra, aulas abertas, mostras de filmes, entre outras atividades.

Saiba mais
Localizado na rua Álvaro Chaves, 65, na esquina com a rua Conde de Porto Alegre, o prédio conta com 15 salas de aula, 20 laboratórios e um auditório multiuso para 225 pessoas e já estará à disposição da comunidade acadêmica no próximo semestre que terá início no dia 18 de agosto. A obra envolveu recursos de R$ 3,8 milhões, sendo que R$ 1,8 milhão foi investido nos últimos 12 meses para a conclusão da obra. O imóvel sediará os cursos de bacharelado em Música, licenciatura em Música, Design Digital, Design Gráfico, Cinema de Animação e Cinema e Audiovisual.
Segundo a direção do Cearte, a união dos cursos de música no mesmo local proporcionará o crescimento pedagógico, além de ampliar o espaço cultural e artístico da unidade, aumentando a participação junto à sociedade.

9863506-unnamedVeja a íntegra da programação clicando na imagem ao lado.

Publicado em 22/09/2014, nas categorias Destaque, Notícias.