Início do conteúdo

UFPel trabalha na regularização fundiária da Ocupação Uruguai

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb) da UFPel está trabalhando na regularização fundiária da Ocupação Uruguai, em ação realizada em parceria com a Prefeitura de Pelotas. Com o trabalho, os moradores do local poderão usufruir, depois de terem suas propriedades regularizadas, de todos os direitos legais, como acesso à água, luz e saneamento básico, conseguir financiamento para melhorar o imóvel, acessar serviços públicos, comprovar seu endereço oficialmente e ter um CEP.

O trabalho é realizado por grupo de acadêmicos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, através do NAUrb (Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo) e do Escritório Modelo, sob a coordenação dos professores Nirce Medevedovski e Otávio Peres.

Do mesmo modo do projeto que já vem sendo feito no Loteamento Anglo, os moradores da Ocupação Uruguai receberão o trabalho dos estudantes de Arquitetura da UFPel, que inclui as identificações dos limites de suas propriedades, de cada lote, com descrição, e das áreas públicas, para que o Executivo Municipal possa desenvolver suas ações em praças e ruas.

O trabalho de campo deve iniciar no começo deste segundo semestre letivo e, conforme a professora Nirce, a expectativa é que esteja terminado até o fim do ano. Uma reunião do grupo da FAUrb nesta semana deve preparar a atividade. É estudada a possibilidade da abertura da participação de voluntários no projeto. A atuação se dá em conjunto com a Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Pelotas. O telefone do NAUrb é o (53) 32845507.

Publicado em 29/07/2014, na categoria Notícias.