UFPel investe em novo sistema de telefonia

DSC_0039web

Com o desafio de qualificar o serviço e reduzir os custos de telefonia, a UFPel instituiu uma Comissão de Telefonia, composta por servidores representando três unidades: PRAInfra, Coordenação de Tecnologia da Informação e Coordenação de Planejamento Físico. Com o objetivo de interligar, em curto e médio prazos, inicialmente, alguns dos principais campi da UFPel, foi encaminhada, através de licitação resultante do Pedido no 103/2013 da PRAInfra, a aquisição e instalação – já em andamento – dos equipamentos necessários para a ampliação e remanejamento do sistema telefônico dos campi Porto, Centro de Ciências Sociais, Centro de Engenharias e Capão do Leão, que ficarão interligados através da central ALCATEL, modelo OmniPCX Enterprise, instalada no campus Porto, a qual, além dos 200  ramais, hoje disponíveis no sistema virtual, terá mais 96 ramais analógicos, 32 ramais digitais e 30 troncos IP-SIP.

A central do Anglo foi adquirida em 2008, mas nunca foi ativada. Os 200 ramais são virtuais, todas as ligações são direcionadas para o PABX da operadora, o que gera um custo bem elevado para a UFPel.

central“Hoje a comunidade reclama bastante da qualidade das ligações do campus Porto, em virtude da utilização da central virtual, o que deve mudar sensivelmente quando a central física estiver operando. A interligação entre centrais traz diversos benefícios, dentre eles a redução da tarifação das ligações entre estes”, observa a coordenadora da CTI, Amanda Argou Cardozo. Segundo ela, em todas as centrais será instalado um módulo que identifica a chamada de telefone móvel e direciona para que a ligação saia pela mesma operadora, devendo gerar redução de custos deste tipo de ligação.

Para permitir a união do sistema, dois bastidores remotos serão instalados junto às centrais telefônicas que atendem os campi Centro de Ciências Sociais e Capão do Leão, e um bastidor remoto será instalado no campus Centro de Engenharias, completando a primeira etapa do processo de interligação.

Aguarda-se somente, para o sistema entre em funcionamento, a obtenção do meio físico de interligação, através dos serviços das companhias públicas de telefonia, e que consiste na instalação do entroncamento digital, conhecido no meio técnico como E1, nos campi Porto e Centro de Engenharias. Solicitações de orçamento desses serviços já foram encaminhadas às empresas que detém o controle dos serviços públicos de telefonia, no entanto ainda não houve resposta.

Sérgio Moacir Pereira Fontana, da PRAInfra destaque que a conclusão dos serviços de implantação do sistema de interligação desses campi implicará em uma economia relativa a toda tarifação do tipo “fixo-fixo” incidente sobre a comunicação entre as unidades da UFPel sediadas nessa área de cobertura, ou seja, as tarifas  terão custo zero, pois toda a conversação telefônica será feita internamente, ramal x ramal.

O valor inicial investido pela Instituição, entre serviços e equipamentos, é de, aproximadamente R$ 278,4 mil para materiais e R$ 135,7 mil para serviços, totalizando R$ 414,1mil, ainda sem incluir a porção relacionada às empresas que detêm o controle da telefonia pública, as quais ainda não apresentaram os orçamentos solicitados.

Histórico
Os serviços de telefonia da UFPel foram implantados no ano de 1993, a partir de uma iniciativa do, então, assistente em Administração, hoje aposentado, Miguel Angelo Melo Vieira da Cunha, que estudou e projetou o sistema baseado em uma central de telefonia instalada no Campus Universitário da UFPel, hoje, Campus Capão do Leão, para atender as unidades da UFPel ali sediadas, o que incluía a própria Reitoria.

Em 20 de maio de 1994, com a presença do então Ministro da Educação Murílio Hingel, foi inaugurada a Central Telefônica da UFPel, com sede no pavimento térreo da Reitoria e sala de equipamentos localizada no prédio no 8 do campus CL.

O equipamento, na época, de última geração, e que até hoje está em funcionamento, com inúmeras funções que contemplam sua performance, mantém 598 ramais, incluindo-se aí as reservas técnicas, para atender as unidades do campus Capão do Leão.

Atualmente, a UFPel conta com duas centrais principais, uma de grande porte no campus Capão do Leão (PABX 3275-7000), que atende todas as unidades lá sediadas, e outra de médio porte no campus CCS (PABX 3284-5500), que atende o ICH, a FaE, o ISP, a Biblioteca CCS, a FAUrb e o IAD. O campus Porto é atendido por ramais ligados a um PABX virtual disponibilizado por uma das empresas que detém o controle da telefonia pública em Pelotas.

Para entrarem em contato entre si, via telefone, os servidores que não estão conectados a uma mesma central de telefonia precisam realizar uma ligação telefônica tarifada – atualmente em torno de R$ 0,12358, por minuto -, o que equivale dizer que a comunicação entre todos os campi da UFPel gera um custo muito alto em relação à telefonia.

Com a expansão física – quase repentina – da UFPel, que vem se consolidando ao longo dos últimos anos, tornou-se necessário implementar medidas para contrabalançar o aumento dos custos, especialmente com serviços disponibilizados por terceiros. Assim, com o objetivo de minimizar esses custos – no caso os relacionados à área de telefonia -, pensou-se em um projeto-piloto para unificar os serviços de telecomunicações dos campi Porto, Centro de Ciências Sociais, Centro de Engenharias e Capão do Leão, geradores teóricos, em função da sua demanda de atividades, das maiores tarifas de telefonia da Instituição.

Estamos reconstruindo a UFPel! Clique aqui e veja todas as matérias.