Cerimônia marca a entrega de prêmios do CIC, Enpos e Ideias Inovadoras

DSC_0002Cerimônia realizada no fim da tarde da quinta-feira (5), no auditório da Faculdade de Medicina, marcou a entrega das premiações do XXII Congresso de Iniciação Científica (CIC), do XV Encontro de Pós-Graduação (Enpos) e do Concurso de Ideias Inovadoras. Os três eventos, realizados em novembro, reuniram mais de três mil participantes, entre acadêmicos, docentes e organização.

DSC_0119Em sua fala no ato, o reitor Mauro Del Pino disse que ficou gratificado em ver a Universidade pensando Ciência, Tecnologia e Inovação com tanta intensidade e a comunidade, a partir disso, engajada em construir uma nova instituição e comprometida com a produção do conhecimento e com um mundo sustentável e mais digno.

“Os três eventos propiciaram debates que, em última análise, incorporarão, na formação acadêmica, o sentido do que é estar na Universidade e tudo o que isto implica”, refletiu Del Pino.

DSC_0074A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Denise Gigante, ressaltou a qualificação das bancas avaliadoras e disse que todos os trabalhos tiveram seu valor, não somente os premiados. Agradeceu às coordenações da Pró-reitoria pelo trabalho e à Administração Superior e toda a equipe pelo apoio. “Que o evento seja cada vez melhor”, desejou Denise.

“O prêmio não é foco, o principal é o processo todo”, avaliou o coordenador de Pesquisa da PRPPG, Luciano Agostini. Ele frisou que aquele momento final da premiação não era o mais importante dos eventos, mas sim tudo o que foi feito antes, como as discussões e as apresentações dos trabalhos. Ele fez um breve relatório das atividades realizadas na área da Pesquisa em 2013.

A coordenadora de Pós-Graduação, Lorena Gill, lembrou a apresentação oral de 700 trabalhos e a atuação dos 300 avaliadores. Sublinhou o crescimento da pós-graduação na Universidade neste ano, a participação em editais, a obtenção de recursos e o diálogo estabelecido com pesquisadores e docentes.

“Plantamos uma semente da cultura da inovação”, observou o coordenador de Inovação Tecnológica, Mário Canever. Para ele, as sociedades que mais crescem são as que mais inovam. Canever disse que é papel das universidades criar soluções inovadoras que resultem em políticas públicas, para o benefício de toda a sociedade. Lembrou que está aberto na página da Universidade o edital para a Incubadora de Base Tecnológica da UFPel.

Confira os premiados:
Premiados_XXII_CIC
Premiados_XV_ENPOS

IDEIAS INOVADORAS

Categoria Graduação
Título da Ideia / Autor(es)

· Design e Redes Sociais
Jéssica Esteves

· Neurodesenvolvimento para crianças em abrigos
Anna Maria Garcia Cardoso

· Sistema de rastreamento para veículos de transporte coletivo utilizando tecnologias Arduino e Google Maps
Raphael Tomé Santana, Rafael Silveira, Regis Zanandrea, Leomar S. Rosa Junior, Felipe de Souza Marques

Categoria Pós-Graduação
Título da Ideia / Autor(es)

· Flexmap
Julio Saraçol Domingues Júnior, Leomar Soares da Rosa Jr, Felipe de Souza Marques

· Identificação automática de situações de risco em bombas de infusão medico-hospitalares
Fabrício Neitzke Ferreira

· Método para detecção in vitro da resistência de plantas daninhas a herbicidas
André da Rosa Ulguim, Dirceu Agostinetto, Leandro Vargas,Juliana Aparecida Fernando, Jessica Dias Gomes da Silva

Publicado em 06/12/2013, na categoria Destaque.