União pelo fortalecimento da indústria da saúde

DSC_0011A região de Pelotas, ao longo dos anos, foi reconhecendo em seus empreendimentos a forte presença da indústria da saúde. São desde pequenas empresas a grandes complexos fabris, gerando empregos e investimentos. Embora haja muitas ações, e eficientes, o fortalecimento desse segmento será ainda maior na medida em que elas sejam integradas. Para tanto, surge o Arranjo Produtivo Local (APL) chamado Complexo Industrial da Saúde, um grupo de instituições que busca a articulação do setor para um maior sucesso.

Com o intuito de aproximar as empresas e as diversas áreas da UFPel que possam contribuir no desenvolvimento da iniciativa, foi realizado na última semana um encontro de interação do APL com lideranças da universidade, promovido pela Coordenação de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). A reunião foi realizada no Auditório da Reitoria e contou com a presença do reitor Mauro Del Pino, do vice-reitor Carlos Mauch, da diretora do Hospital Escola, Julieta Fripp, além de professores e diretores de unidades acadêmicas.

Para a pró-reitora Denise Gigante, que abriu a reunião, a articulação entre a UFPel e o APL possibilita uma união de forças, de forma que o ensino, a pesquisa e a extensão da universidade possam relacionar conhecimentos com a produção.

O reitor da UFPel, Mauro Del Pino, afirmou que essa aproximação faz parte do cumprimento do compromisso social e estratégico da instituição, já que a universidade tem a obrigação de colaborar no desenvolvimento do país e da região onde está inserida. Para isso, os cursos da área da saúde já têm buscado essa inter-relação, que pode ser estendida para outras áreas do conhecimento.

Uma das ideias é a criação ou o direcionamento das linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação e extensão, para que busquem dedicar esforços para o desenvolvimento de novas tecnologias e processos para a área.

APL Complexo Industrial da Saúde
Identificada como a maior produtora de equipamentos eletromédicos e de equipamentos assistidos para saúde do Rio Grande do Sul, a região sul do estado foi contemplada recentemente com a criação de um arranjo produtivo local específico para a área da indústria da saúde. A ideia é articular ideias e ações para que a atividade possa ser cada vez mais impulsionada.

Para tanto, é formada uma estrutura de governança – formada pelo fórum consultivo, o comitê gestor, coordenação executiva e grupos de trabalho temáticos, que englobam diversas áreas do conhecimento.  Os temas dos GTs são:

– Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios;

– Tecnologias Assistivas, Acessibilidade e Esportes Paraolímpicos;

– Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC;

– Assistência Domiciliar e Controle Remoto de Pacientes;

– Serviços Hospitalares, Clínicas, Laboratórios e outros;

– Biotecnologia e Medicamentos;

– Alimentos Funcionais e Nutracêuticos;

– Saúde Pública e Epidemiologia.

Publicado em 14/11/2013, nas categorias Eventos Acadêmicos, Notícias.