Início do conteúdo

Geografia com intensa programação acadêmica

Realiza-se de quarta a sábado (6 a 9) o IX Seminário de Estudos Urbanos e Regionais (SEUR) e o IV Colóquio Internacional Sobre Comércio e Consumo Urbano, organizado pelo Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e Ensino de Geografia (LeurEnGeo) do Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Humanas (ICH).

As palestras ocorrerão no turno da noite, a partir das 19h, no Auditório da Agência da Lagoa Mirim. A apresentação de trabalhos, no sábado, ocorre no prédio do ICH da rua Félix da Cunha, 520. Haverá também Trabalho de Campo no centro de Pelotas, em Jaguarão e Rio Branco. Também no sábado, ocorrerá a cerimônia de entrega do Prêmio Professor Mário Rosa de Mérito Acadêmico em Geografia que conferirá o prêmio de Homenagem Especial à professora Rosa ElaneAntória Lucas (in memorian). Também ocorrerá uma homenagem ao ex-membro do laboratório, Victor Faria Schroder (in memomrian). Ambos os homenageados terão suas fotografias na galeria do LeurEnGeo.

O IX Seminário de Estudos Urbanos e Regionais (SEUR) e o IV Colóquio Internacional sobre Comércio e Consumo Urbano decorrem da atuação do Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e Ensino de Geografia em pesquisa e extensão relacionadas com os temas. O SEUR se propõe a fomentar o desenvolvimento de pesquisas sobre o espaço urbano e regional, dando prioridade para os estudos do espaço intra-urbano e interurbano na região Sul do Brasil. Pretende sistematizar as análises sobre municípios e cidades, incentivando a elaboração de estudos monográficos e temáticos. Com uma metodologia de abordagem temática bianual o seminário se propõe a analisar nos anos ímpares o tema do comércio e do consumo urbano e nos anos pares a geografia histórica com ênfase para o estudo das “cidades do prata”.

O Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e Ensino de Geografia instituiu em 2012 o Prêmio Professor Mário Rosa de Mérito Acadêmico em Geografia, o qual foi aprovado pelo Conselho Departamental do ICH e instituído por intermédio da Portaria ICH nº 150, de 6 de setembro de 2012.

O Prêmio Professor Mário Rosa será oferecido anualmente, homenageando uma personalidade de destaque no âmbito dos estudos geográficos e outros profissionais em função de sua produção acadêmica.

Na sua primeira edição o prêmio foi conferido apenas na categoria Homenagem Especial, tendo como agraciado o professor Mário Rosa, que empresta o nome ao prêmio. Nesta edição e nas seguintes, além da Homenagem Especial, será concedido o prêmio aos autores dos trabalhos melhores avaliados entre os inscritos de cada categoria.

Confira a programação no arquivo  Programacao.

Publicado em 06/11/2013, na categoria Notícias.