Professor da UFPel conquista Prêmio Fundação Bunge 2013

O Prêmio Fundação Bunge anunciou os contemplados de 2013, ano da sua 58ª edição. Para a felicidade e orgulho da UFPel, o professor Samuel Beskow, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) foi premiado pelo trabalho de pesquisa em Engenharia de Água e Solo, na categoria Juventude. Também na área de Recursos Hídricos, Klaus Reichardt, da USP, foi premiado pelo trabalho nas áreas de aplicação de energia nuclear na agricultura, agrometeorologia e física de água no solo, contemplado na categoria Vida e Obra.

Na área de Crítica Literária, Leyla Beatriz Perrone Moisés, professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), foi a contemplada na categoria “Vida e Obra”, por sua trajetória de pesquisa em literatura brasileira, francesa e portuguesa.

Na categoria Juventude, Alexandre André Nodari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi agraciado pelo trabalho em Teoria Literária.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 1º de outubro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Os agraciados receberão prêmios de R$ 135 mil e medalha de ouro (categoria Vida e Obra) e R$ 50 mil e medalha de prata (categoria Juventude).

O anúncio dos contemplados foi feito no dia 26 de julho, logo após a reunião do Grande Júri formado por reitores de universidades e presidentes de entidades científicas e culturais de renome. Na categoria “Vida e Obra”, o critério de escolha leva em conta o o conjunto de trabalho dos profissionais e, na “Juventude”, são escolhidos jovens de até 35 anos que se destacam em seus campos de atuação. Para a edição 2013 do Prêmio, a Fundação Bunge recebeu 179 indicações, um número recorde em 58 anos de existência.

Criado pela Fundação Bunge em 1955, o Prêmio tem como objetivo incentivar a inovação em várias áreas do conhecimento, homenagear o poder transformador dos indivíduos na sociedade e estimular novos talentos. Já consolidado, o Prêmio hoje é reconhecido por sua independência e seriedade.

Os candidatos ao Prêmio Fundação Bunge são indicados pelas principais universidades e entidades culturais e científicas brasileiras.

O período para indicações este ano ocorreu em abril e maio. Uma comissão técnica composta por cinco membros em cada área de premiação, sendo um do exterior, selecionou os pesquisadores em cada ramo do conhecimento na categoria “Vida e Obra”, indicando-os para a decisão do Grande Júri. No caso dos jovens talentos, a comissão técnica escolheu diretamente os homenageados do ano.

Samuel Beskow
Natural de Pelotas, Samuel Beskow, tem 31 anos, é formado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas, possui mestrado em Engenharia Agrícola na área de Irrigação e Drenagem e doutorado em Engenharia Agrícola na área de Engenharia de Água e Solo, ambos pela Universidade Federal de Lavras. Seu doutorado foi realizado na modalidade “sanduíche”, junto à Purdue University, dos Estados Unidos e seu pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas, como bolsista da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Beskow tem significativa importância para o crescimento da área de pesquisa em Engenharia de Água e Solo. Seus trabalhos de mestrado e doutorado tiveram como temas, respectivamente, A estimativa das perdas de água em sistemas de irrigação por aspersão e A modelagem hidrológica de bacias em ambiente SIG. Em ambos os casos destaca-se pela contribuição inovadora, pelo rigor científico e pela amplitude da aplicação de seus resultados. Como produto de sua tese de doutorado, Beskow criou um modelo de simulação hidrológica, que recebeu o nome de LASH, Lavras Simulation Hydrology. Atualmente é professor adjunto na área de hidrologia na Universidade Federal de Pelotas, onde coordena o Laboratório de Simulação Hidrológica e Processamento de Dados e também o Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos. Já publicou diversos artigos e capítulos de livros e atua como revisor em vários periódicos nacionais e internacionais.

Publicado em 01/08/2013, na categoria Notícias.