Início do conteúdo

Seminário discute a preservação de patrimônio de comunidades em situação de risco

Abertura do evento. Erica Camarena falando da experiência dos jovens na museologia comunitária café oficina Tendo como tema a preservação de patrimônio de comunidades em situação de risco, aconteceu, entre os dias e 17 e 21 de junho, no auditório do prédio do Departamento de Museologia Conservação e Restauro, o I Seminário do Programa de Preservação do Patrimônio Cultural da Região do Anglo.

Entre as temáticas abordadas, destacam-se:

• Estratégias de desenvolvimento local através do patrimônio Cultural, com o professor Gustavo Zillocchi – Córdoba/Argentina, especialista em desenvolvimento local.

• El museo comunitario: un espacio para el ejercicio del poder comunal, com o antropólogo Cuauhtémoc Camarena Ocampo – Oaxaca/México, que trabalha no Instituto Nacional de Antropologia e História do México, responsável pela organização de diversos museus comunitários na América Latina.

• Experiência com jovens na museologia comunitária, com a socióloga Erica Morales Camarena, Oaxaca/México, que integra a Rede de Museus Comunitários da América Latina, organizadora de museus em El Salvador, México e outros países.

• Museus e desenvolvimento comunitário, com a museóloga Rita Pedreira, Bahia. Desenvolveu museus comunitários no nordeste brasileiro.

O Programa de Preservação do Patrimônio Cultural da Região do Anglo é coordenado pelo Bacharelado em Museologia da UFPel e financiado pelo Edital ProEXT do MEC. O programa trabalha com os bairros da Balsa, Navegantes I, II e III, visando elucidar a relação entre o espaço e a vida social, avaliando como se constitui essa significação do Bairro entre os diferentes sujeitos sociais a partir das narrativas de histórias de vida, da construção de um inventário participativo dos bens culturais e da organização de um museu comunitário. Outro aspecto é a valorização das histórias de vida e testemunhos como documentos de história e transmissão de conhecimentos, fatores que se constituirão num importante elemento de positivação das identidades e construção de espaços memoriais, desta forma trabalhando com a comunidade para a sua percepção em relação a seus direitos de valorização da sua memória e de seu patrimônio.

Foram realizadas, atividades com a comunidade a qual o projeto se destina e de formação com a equipe do programa.

Como resultado deste evento, estão sendo tratados convênios entre a UFPel e o Instituto de Antropologia e História do México e a Universidade de Córdoba/Argentina, que permitirão a alunos e professores do Bacharelado em Museologia um intercâmbio para estudos, assim como a participação da comunidade em eventos internacionais.

Para a realização deste evento, os organizadores contaram com o apoio de empreendedores locais, como Frigorifico Castro, Supermercado Cachoeirense e Padaria Art’ Pão, do gabinete do vereador Marcola, e Tablados Produção Cultural.

Publicado em 05/07/2013, na categoria Notícias.