Início do conteúdo

Docente da Filosofia faz conferência na Itália

cartaz-congresso-italia_update.JPG Dentre os seis brasileiros membros do Grupo Internacional de investigações sobre Nietzsche (Groupe International de Recherches sur Nietzsche), com sede na Europa, o professor Luís Rubira está representando o Departamento de Filosofia da UFPel no congresso “Nietzsche com Wagner, Nietzsche contra Wagner”, que ocorre na Università di Pisa, na Itália, entre os dias 4 e 6 de junho.

Trata-se de uma reunião de aproximadamente 30 especialistas na obra do filósofo alemão, oriundos de diversos países, para abordar a crítica de Nietzsche ao compositor alemão Richard Wagner – que, neste ano de 2013, é objeto de comemorações em toda a Europa em função do bicentenário de seu nascimento, havendo apresentações de suas composições em diversos países e, em especial, em Bayreuth.

Dentre os participantes do Congresso do GIRN, encontram-se especialistas de renome nos estudos nietzschianos, como Éric Blondel, Patrick Wotling, Giuliano Campioni, Scarlett Marton, Blaise Benoit e Paolo D’Iorio. O professor Luís Rubira participa, ainda, do Congresso “Nietzsche, estilo de analise, método de edição” (Stili d’analisi, metodi di edizione), que ocorre na Escola Normal Superior (Scuola Normale Superiore) de Pisa, uma das mais elevadas instituições de ensino superior da Europa.

Outras informações sobre o Congresso “Nietzsche com Wagner, Nietzsche contra Wagner” podem ser lidas na Plataforma de Pesquisas EuroFilosofia: http://www.europhilosophie.eu/recherche/spip.php?article771.

Publicado em 04/06/2013, na categoria Notícias.