Prêmio Satolep Universitário de Artes Visuais tem abertura nesta quinta(14)

satolep1.JPG Abre nesta quinta-feira(14) a exposição coletiva do 1º Prêmio Satolep Universitário de Artes Visuais, que mostrará as obras de quinze estudantes universitários selecionados para o Salão. A premiação será anunciada durante a abertura, a partir de 18h30 na A Sala – Galeria do Centro de Artes da UFPel, localizada na rua Alberto Rosa, 62 na zona do Porto de Pelotas.

O 1º Prêmio Satolep Universitário de Artes Visuais é uma iniciativa do Projeto de Extensão Novos Produtores Culturais, vinculado à disciplina de Produção Cultural do Curso de Artes Visuais do Centro de Artes da UFPel, na qual os discentes elaboram e executam um projeto cultural.

Todo o processo de estruturação do edital, divulgação, formação de parcerias, criação da identidade visual, sistemática das inscrições e da seleção foi desenvolvido durante o segundo semestre de 2012 pelos estudantes: Aline Luz, Ana Paula Maich, Helcio Oliveira, Crisale Brun, Renata Corrêa e Lucas Rech, orientados pela professora Juliana Angeli. O prêmio é destinado à produção de estudantes de arte de Pelotas e de outras cidades. Por este viés, o objetivo formador da iniciativa está calcado na possibilidade de incentivar a produção artística dos estudantes num ensejo de reunir poéticas visuais diversas da arte contemporânea.

Segundo o curador da exposição, Helcio Oliveira, foram inscritas, no total, trinta e oito obras de vinte e oito artistas, vindo de Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria, entre outros locais nos arredores de Pelotas. Em acordo com os regulamentos do edital do Salão, todos os inscritos foram estudantes matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação. Em muitos casos, a seleção constitui, para o estudante de artes visuais, uma oportunidade profissionalizante e sua primeira participação numa exposição coletiva.

A seleção de quinze obras, executadas por quatorze artistas individuais e um coletivo de artistas, foi realizada por uma comissão de quatro professores do Centro de Artes da UFPel: Alice Monsell, Chico Machado, Helene Sacco e Vivian Herzog. Os artistas selecionados para expor no Salão são os seguintes: Augusto Dantas, Bianca Ziegler, o Grupo Superfície (formado por Carla Borin, Carla Thiel, Daniela Meine, Mariza Fernanda, Natália Hax e Paloma De Leon), Cátia Taveira, Fram Amaral, Giovanni Bosica, Gustavo Reginato, Jéssica Coqueiro, Juliana Charnaud, L.G., Makannudo, Murilo Perin, Roberta Rossato, Yagg M e Yuri Morroni.

O 1º Prêmio Satolep Universitário de Artes Visuais faz uma referência ao termo cunhado pelo compositor e escritor pelotense Vitor Ramil que inverteu as letras de “Pelotas” para designar um lugar ficcional que ele cita em seus discos, como Satolep Sambatown (2007) e livros, Pequod (1999) e Satolep (2008). Com o tempo, o nome “Satolep” vem ganhando popularidade como modo alternativo para identificar a cidade de Pelotas, razão pela qual os organizadores o escolheram para nomear o evento.

Publicado em 14/03/2013, na categoria Notícias.