Diretor científico da Fapergs ministra aula inaugural do PPG em Recursos Hídricos

p1010012.JPG O diretor científico da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), José Miguel Reichert, esteve presente na UFPel e ministrou, na tarde de terça-feira(12), no Auditório da Reitoria, Campus Porto, a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PPG-RecHid). O encontro foi prestigiado pelos alunos e pesquisadores do PPG, além de pesquisadores e coordenadores de outros programas de pós-graduação da UFPel, do diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico(CDTec), professor Odir Antonio Dellagostin, do coordenador da Agência de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel, professor Mario Duarte Canever, do diretor de Pós-Gradução, professor Jarbas Santos Vieira, e do diretor de pesquisa da UFPel, professor Luciano Agostini, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da UFPel.

p1010007.JPG O diretor científico da Fapergs dividiu a aula inaugural em dois momentos: o marco conceitual que trata o PPG em Recursos Hídricos e os desafios da Fapergs frente à pesquisa, desenvolvimento e inovação no estado do Rio Grande do Sul. Inicialmente, José Miguel Reichert parabenizou a UFPel pelo crescimento na pesquisa e pós-graduação, especialmente por oportunizar, na região, o desenvolvimento de pesquisa e de inovação tecnológica, área extremamente estratégica, destacando a necessidade e a importância econômica, social e ambiental de um programa de pós-graduação da área de recursos hídricos na metade sul do Rio Grande do Sul, e enfatizando os desafios a serem enfrentados pelo grupo de docentes e discentes ao longo dos próximos anos com vistas à consolidação deste PPG.

O palestrante ressaltou a importância dos alunos ingressantes, cujo papel é fundamental para o pleno desenvolvimento da pesquisa e para a pós-graduação, pois a formação de recursos humanos com alta qualificação constitui um grande desafio e que trará um excelente retorno à sociedade.

Ao encerrar sua fala, Reichert descreveu a importância da Fapergs para a pesquisa e desenvolvimento tecnológico no estado do RS, apresentando informações importantes, como a criação e desenvolvimento histórico da entidade, recursos financeiros aportados no estado para pesquisa e pós-graduação ao longo dos últimos anos, modalidades de apoio e perspectivas de desenvolvimento da Fapergs para os próximos anos.

p1010001.JPG Após as demais participações, o coordenador do Programa, professor Gilberto Loguercio Collares agradeceu a José Miguel Reichert por sua presença e destacou que a visita aproxima a UFPel das políticas da Fapergs por permitir demonstrar que as estratégias adotadas pela entidade estão no caminho dos objetivos construídos e já implementados pela atual gestão. “Essa aproximação verdadeira qualifica nossas intenções, especialmente com um programa novo, e estabelece fortes laços da instituição com esse importante órgão de fomento da pesquisa e da pós-graduação do RS”, observou Collares.

Publicado em 13/03/2013, na categoria Notícias.