UFPel será interlocutora, na Prefeitura, de comunidade do entorno do campus Porto

dsc08044.JPG A UFPel será interlocutora, na Prefeitura de Pelotas, de reivindicações da comunidade do entorno do campus Porto. Problemas como os graves alagamentos ocorridos nesta semana na região estão na pauta que está sendo elaborada para ser levada ao Executivo Municipal. O reitor Mauro Del Pino, o vice-reitor Carlos Mauch, o pró-reitor de Administração, Antônio Carlos Cleff, e o pró-reitor de Extensão e Cultura, Antônio Cruz, receberam nesta sexta-feira(22) pela manhã, no auditório da Reitoria, grupo de moradores da região.

dsc08035.JPG Uma comissão com representantes da comunidade e da Universidade está sendo formada para dar continuidade aos trabalhos do encontro desta sexta-feira. “Queremos fazer avançar estes encaminhamentos com a Prefeitura”, disse o reitor aos moradores. Mauro Del Pino relatou que já terá uma primeira audiência com a secretária de Urbanismo, Josiane Almeida, em data ainda a ser confirmada, quando abordará as questões que mais preocupam a população da região.

Na conversa com os moradores, o reitor citou alguns projetos que poderão beneficiá-los, como de urbanização e até o de passe livre para estudantes. “Nossa palavra é de apoio e de união. Vamos buscar soluções, inclusive recursos. Levaremos projetos até Brasília se for preciso”, garantiu Mauro Del Pino.

Na quarta-feira, membros da Administração Central da UFPel participaram das negociações que puseram fim ao protesto dos moradores na entrada do campus Porto, que objetivou chamar a atenção do Executivo Municipal para a situação da região após as fortes chuvas daquele dia, com graves alagamentos que invadiram residências e fecharam ruas. Ao término do protesto, a Administração Central da Universidade colocou-se à disposição para servir de interlocutora entre comunidade e Prefeitura. O primeiro resultado da conversa daquele dia foi a reunião desta sexta pela manhã na Reitoria.

Publicado em 22/02/2013, na categoria Notícias.