Festival Internacional de Folclore e Artes Populares (Fifap) será lançado nesta sexta (23)
Encerrando a Semana do Folclore na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) será lançado, na noite desta sexta-feira (23), o 4º Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas (Fifap). A cerimônia será às 19h, no Auditório 1 do Centro de Artes (Rua Alberto Rosa, 62).
No encontro, será apresentada a nova identidade visual do Festival, além das principais ações que serão desenvolvidas durante os cinco dias do evento, que ocorrerá entre os dias 16 e 20 de outubro. Haverá ainda apresentação da Abambaé Companhia de Danças Brasileiras, Grupo Odara e do Rancho Folclórico do Centro Português.
O Fifap é um encontro cultural não competitivo, para o qual companhias de danças folclóricas de diferentes países são convidadas. O projeto tem entre seus objetivos promover o intercâmbio entre diferentes culturas através de oficinas, mostras e espetáculos de dança folclórica e artes populares, além de estimular o interesse ao conhecimento de diferentes culturas.
Em seu formato, busca descentralizar as atividades culturais, levando as danças para as praças, largos, escolas e espaços na periferia da cidade. A intenção é atingir um grande número de pessoas direta e indiretamente por meio de diversas atividades totalmente gratuitas.
O 4º Fifap estará recebendo delegações representantes de diferentes países que compartilharão um pouco de sua história, sua arte e sua cultura popular através das danças, músicas, trajes e costumes provenientes do folclore de cada lugar de origem.
O evento é promovido pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – Campus Pelotas e pela UFPel, com apoio da Prefeitura de Pelotas, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e da Secretaria de Cultura, além de diversos outros apoiadores. O grupo folclórico anfitrião do Fifap é a Abambaé Companhia de Danças Brasileiras, agrupação sediada em Pelotas e representante do Brasil no evento.
O 4º Fifap terá uma programação que contará com mostras em escolas, asilos e hospitais, oficinas e espetáculos, desfile de rua e visitas turísticas na cidade. Novidades podem ser acompanhadas no Facebook do evento.