Aryeh Stein fala sobre nutrição, saúde e capital humano em aula inaugural na Epidemiologia
O professor da Universidade Emory é internacionalmente reconhecido por sua experiência em estudos sobre a interação entre nutrição, saúde e desenvolvimento físico e cognitivo. Um dos focos principais de sua pesquisa é a identificação de períodos críticos de suscetibilidade (por exemplo, gestação e infância) a déficits ou excessos nutricionais para o desenvolvimento da saúde a longo prazo.
Uma de suas pesquisas em andamento é uma colaboração entre cientistas do consórcio conhecido como COHORTS – Consortium on Health Outcomes Research in Transitioning Societies, que reúne as cinco maiores coortes de nascimento de países em desenvolvimento. Esse trabalho irá agregar dados já coletados nessas coortes, incluindo a Coorte de Nascimentos de 1993 em Pelotas, no Brasil, a novos dados que irão incluir medidas de desenvolvimento cognitivo, funcionamento emocional, saúde mental e capital social e humano de jovens e adultos.
Professor dos departamentos de Epidemiologia e de Saúde Global da Escola Rollins de Saúde Pública, na Universidade Emory, nos Estados Unidos, Aryeh Stein graduou-se em nutrição pela Universidade de Londres, na Inglaterra, e obteve os títulos de mestre e doutor em epidemiologia pela Universidade Columbia, em Nova Iorque, Estados Unidos. Publicou mais de 200 artigos revisados por pares, que receberam aproximadamente 15 mil citações. É ex-presidente imediato do Conselho de Nutrição Global da Sociedade Americana de Nutrição e ex-membro do conselho de diretores da Sociedade. Editor associado do Journal of Nutrition, participou de diversas comissões de avaliação para o National Institutes of Health (NIH).