Pesquisadora da UFPel ganha Prêmio L’oréal Unesco ABC para Mulheres na Ciência
A professora da UFPel Ethel Wilhelm, da área de Bioquímica, é uma das sete vencedoras do Prêmio L’oréal Unesco ABC para Mulheres na Ciência 2018. O Prêmio está em sua 13ª edição e é um programa desenvolvido pela L’Oréal Brasil em parceria com a Unesco no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).
O objetivo é promover a igualdade de gênero no ambiente científico. Desde 2006, o prêmio já reconheceu o trabalho de mais de 80 pesquisadoras brasileiras, estimulando a participação feminina na ciência e no ambiente acadêmico. Entre elas outras pesquisadoras da UFPel, as professoras Márcia Foster Mesko e Roselia Maria Spanevello, premiadas em 2012, e a professora Mariana Antunes Vieira, premiada em 2011, todas também do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA).
Há 13 anos, o prêmio reconhece cientistas com uma bolsa-auxílio de R$ 50 mil reais em quatro categorias: Ciências da Vida, Química, Matemática e Física.
A edição 2018 bateu recorde de inscrições: ao todo, foram registradas 524 inscrições, 34% a mais que em 2017. A entrega da premiação acontecerá em 4 de outubro, na sede da L’Oréal, no Rio de Janeiro.
Ethel Wilhelm dedica-se ao tema do envelhecimento populacional. Pacientes idosos em tratamento contra o câncer – doença diretamente relacionada ao envelhecimento das células, entre outros fatores – costumam se queixar de efeitos adversos, como as dores nas extremidades do corpo. Em seu projeto, a cientista busca entender as causas das dores para desenvolver terapias mais eficazes que levem em conta as especificidades dessa faixa etária. Uma pista pode estar na relação entre a quimioterapia e o estresse oxidativo; tema em que Ethel é especialista.