Pesquisador da Universidade de Cambridge palestra sobre desenvolvimento da agressividade
O professor da Universidade de Cambridge Manuel Eisner, vencedor do prêmio da Sociedade Europeia de Criminologia em 2017, apresenta palestra sobre epidemiologia e desenvolvimento da agressividade nesta quarta-feira (12), às 14h, no auditório B do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel.
Na apresentação intitulada Epidemiology, developmental trajectories, and causal mechanisms related to aggression from ages 7 to 17 (Epidemiologia, trajetória de desenvolvimento e mecanismos causais relacionados à agressão dos 7 aos 17 anos de idade), Eisner irá abordar resultados de suas pesquisas sobre violência interpessoal desenvolvidas dentro do Zurich Project on the Social Development of Children and Youth.
O palestrante é um dos líderes do Estudo de Zurique sobre Desenvolvimento Social de Jovens e Crianças, que acompanha o desenvolvimento social de 1.675 crianças que ingressaram na escola primária em Zurique, na Suíça, no ano de 2004. O estudo inclui, até o momento, sete coletas de dados aos 7, 8, 9, 11, 13, 15 e 17 anos de idade dos participantes, com foco sobre a dinâmica do comportamento agressivo, vitimização, atitudes e percepções relacionadas à violência e à agressão.
Eisner é professor de Criminologia Comparada e do Desenvolvimento no Instituto de Criminologia da Universidade de Cambridge e diretor do Centro de Pesquisas sobre Violência, na mesma universidade, um dos principais centros de pesquisa criminológica em nível mundial.
O trabalho do pesquisador está centrado na explicação das causas, consequências e estratégias de prevenção da violência interpessoal. Suas pesquisas tentam responder a três questões principais: como se pode descrever e explicar a variação nos níveis de violência entre as sociedades e ao longo da história? Que mecanismos psicológicos e sociais respondem pela mudança e a estabilidade do comportamento violento ao longo da vida? Qual combinação de prevenção, intervenção e controle se mostra mais adequada para reduzir a violência interpessoal em diferentes sociedades em todo o mundo?
Na última sexta-feira (7), a Sociedade Europeia de Criminologia anunciou o professor Manuel Eisner como vencedor do Prêmio Europeu de Criminologia 2017 em reconhecimento à sua história de contribuição e pioneirismo na área de pesquisa criminológica.
A palestra de Eisner no Centro de Pesquisas Epidemiológicas é aberta ao público, e a apresentação, proferida em inglês, não terá tradução simultânea.