Arquitetura da UFPel é destaque no Prêmio IAB RS
Foram avaliados 33 projetos de arquitetura e urbanismo de universidades gaúchas
Na noite da quarta-feira (29), o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promoveu, no Ponto de Cultura Solar do IAB, em Porto Alegre, a cerimônia de entrega do Prêmio IAB RS 2015 José Albano Volkmer e a abertura da exposição pública dos 33 trabalhos inscritos.
Os concorrentes ao prêmio foram arquitetos gaúchos recém-formados que no ano passado receberam em suas faculdades a Menção Honrosa pelo melhor trabalho de conclusão de curso de arquitetura e urbanismo.
Um dos destaques do Prêmio veio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. A arquiteta Bianca Estefani Kelm (foto) chamou a atenção do júri com o projeto “Escola de Gastronomia” (imagem), que teve orientação da professora Isabel Tourino Salamoni, no primeiro semestre de 2015.
A arquiteta Bianca Kelm, formada pela UFPel, disse que seu projeto busca incentivar ainda mais a cultura gastronômica de Pelotas trazendo mais atenção à essa tendência mundial emergente. “ Criei espaços conectados com o exterior e com a vida estudantil com a ideia de trazer mais tempero aos pratos preparados pelos aspirantes e perfumarão o cotidiano dos que transitam pelos pátios”, explicou Bianca.
Os outros destaques da noite anunciados foram Janaína Kuhn, da Univates, com o projeto “Centro de Gastronomia e Entretenimento”; Bruna Souto Silveira, da UniRitter, com o projeto IEAVI – Instituto Estadual de Artes Visuais; e Eduardo Cezar Kopittke, da UFRGS, com o projeto “Casa das Artes”. Todos os destaques também receberam certificados e bolsa para realizarem um curso do IAB RS.
O vencedor do Prêmio foi Pedro Terra Oliveira, da PUCRS, com o projeto “Infraestrutura da Paisagem – Valorização Cultural e Turística de Mostardas/RS”, que teve como professor orientador a arquiteta Maria Dalila Bohrer, em 2015/02. Ele recebeu como troféu uma obra de arte criada pelo artista plástico Vinicius Vieira, um certificado de melhor projeto, além de uma bolsa de estudos 100% para participar dos cursos promovidos pelo IAB RS, durante o período de um ano.
Para o presidente do IAB RS, Tiago Holzmann da Silva, o Prêmio IAB destaca o estudante formando de cada turma de cada faculdade do Estado para que esta importante transição fique registrada. “Mais do que destacar projetos específicos ou individualidades, nos interessa o ato simbólico do reconhecimento da qualidade dos jovens arquitetos, de seus professores e orientadores e das faculdades de arquitetura, representados todos por um integrante de sua turma e por um trabalho destacado”, afirmou o presidente.
Tiago também lembrou que o Prêmio IAB foi criado nos anos 90 pelo ex-presidente Danilo Landó, e teve seguimento desde então com os ex-presidentes José Albano Volkmer, Iran Rosa e Carlos Alberto Sant’Ana. “O Prêmio IAB leva o nome do Albano em homenagem e reconhecimento à sua trajetória no ensino, à paixão pela arquitetura e pelo patrimônio e à sua maneira generosa e cativante de estímulo constante aos estudantes e jovens arquitetos”, informou.
O evento contou com a participação do CAU RS, SENGE RS, SAERGS, ASBEA e AGAPAM, além representantes da UFPel, UCPel, URCAMP, URI Santiago, IMED Passo Fundo, Univates, UCS, Ulbra Torres, Unifra Santa Maria, PUC RS, UniRitter, UFRGS, Unisinos e UNISC.
O Prêmio IAB RS 2015 José Albano Volkmer destacou o melhor trabalho de conclusão dos cursos de arquitetura de Instituições gaúchas em 2015. O julgamento dos trabalhos ocorreu nos dias 3 e 4 de junho, no IAB RS, em sessão fechada. Os arquitetos Alexandre Couto Giorgi, Cesar Dorfman e Klaus Bohne, que formaram a comissão julgadora do Prêmio, avaliaram 33 projetos do primeiro e segundo semestre de 2015. A coordenação foi dos arquitetos Eloise Mudo, Marcelo Brinckmann e Tiziano Filizola, integrantes da diretoria do IAB RS.