Cursos podem se autoavaliar em aspecto didático-pedagógico
A reflexão e o olhar para si que os cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) vêm desempenhando com o Formulário Institucional de Autoavaliação de Cursos (FIAC) ganha mais um módulo. Após as questões de infraestrutura respondidas no primeiro módulo, estão disponíveis os aspectos contemplados no Módulo Didático-Pedagógico.
Trata-se de uma análise crítica do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), baseada no instrumento de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Engloba elementos como diretrizes curriculares, requisitos legais e carga horária. Também tem como finalidade integrar o PPC com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Esse alinhamento e qualificação dos PPCs conta com o auxílio da Pró-Reitoria de Graduação (PGR), de forma a promover a excelência acadêmica e a qualidade do ensino.
O prazo-limite para o preenchimento das cerca de 80 perguntas é 15 de setembro. Os coordenadores receberam um link para acesso ao sistema. O preenchimento deve ser realizado pelo coordenador do curso, mas as respostas devem ser o resultado de uma avaliação crítica realizada pelo colegiado e o Núcleo Docente Estruturante (NDE). Conforme observa o chefe do Núcleo de Acompanhamento e Apoio às Coordenações de Curso, Juliano do Carmo, o aspecto didático-pedagógico é o elemento de adequação mais acessível, visto que independe de recursos financeiros para ser realizado.
Diagnóstico e planejamento
De acordo com o chefe do Núcleo, o processo de autoavaliação é inédito e tem sido positivo. Segundo ele, com esse diagnóstico é possível identificar fortalezas e fragilidades que permitam um planejamento adequado. “Um curso sem planejamento não sabe para onde ir”, pontuou.
O FIAC se baseia no formulário utilizado pelo INEP para avaliação de cursos. A terceira fase será o Módulo de Planejamento, que vai elencar itens apontados nos dois primeiros módulos (Infraestrutura e Didático-Pedagógico) que tiverem obtido pontuação menor que a nota 3. O Módulo Planejamento irá indicar esses aspectos e abrirá espaço para a solução dessas questões.