UFPel realiza doação de roupas para A Loja Vazia
Na manhã desta quinta-feira (30), centenas de peças de roupas doadas pela comunidade universitária foram encaminhadas para a iniciativa “A Loja Vazia”, liderada pelo Shopping Pelotas, uma campanha do agasalho realizada de forma diferenciada e que tem movimentado a sociedade pelotense. Convidada a ser a instituição responsável por este 30 de julho, a UFPel realizou a entrega de 354 itens, arrecadados no Campus Anglo, no Centro de Integração do Mercosul e no Sindicato dos Servidores da UFPel (ASUFPel).
Participaram do ato de entrega o reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, o assessor da Reitoria, Paulo Koschier, e o gerente geral do Shopping.
Em pouco mais de um mês de campanha, já foram arrecadadas quase 14 mil peças de roupas pela Loja Vazia, totalizando 3,3 toneladas. A cada semana, os donativos são encaminhados para diversos bairros da cidade: já foram atendidas comunidades carentes de regiões como o Porto, Balsa, Navegantes, Barro Duro, Pontal da Barra e Três Vendas; a Colônia Z3 já recebeu duas vezes doações, devido aos afligidos pelas recentes chuvas.
Segundo a responsável pelas arrecadações na Loja Vazia, Ângela Dockendorff, a mobilização em torno da campanha é muito grande. Ela afirma que a versão pelotense já superou a de São Paulo, cidade onde surgiu a ideia.
Apesar de as doações da Universidade Federal de Pelotas já tenham sido encaminhadas para A Loja Vazia, a campanha ainda se estende até o dia 16 de agosto. Peças de roupas, calçados e cobertores podem ser encaminhados diretamente ao local, ao lado das salas de cinema do Shopping Pelotas.
Uma loja cheia de solidariedade
A Loja Vazia é uma iniciativa surgida em São Paulo, na qual uma loja é aberta somente com cabides, manequins e estantes. Ela é enchida com doações vindas da comunidade, recebidas diariamente. Ao fim do dia, a loja é esvaziada, de forma que o dia seguinte também comece com os espaços em branco.
Em Pelotas, a campanha foi promovida pelo Shopping Pelotas. Os donativos estão sendo encaminhados ao Banco Madre Tereza de Calcutá. Voluntários do Movimento de Emaús, ligado à Igreja Católica, permanecem em tempo integral na loja, recebendo as peças. Já estudantes de Design de Moda da UCPel montam combinações com as roupas doadas para vestir os manequins.