Equipe de pesquisadores da Faculdade de Odontologia participa do IX CLIOA 2015

20150612_114041A equipe de professores e alunos bolsistas de Iniciação Científica Júnior e de Pós-Graduação do Projeto Microbiota da Faculdade de Odontologia da UFPel está participando nesta semana do IX CLIOA 2015 – Congresso Latino-americano Interdisciplinar do Adolescente.

O Projeto Microbiota: Explorando um mundo invisível, coordenado pelo professor Rafael Guerra Lund, é um projeto resultante da parceria entre a Faculdade de Odontologia da UFPel e o Colégio Estadual de 1º e 2º graus Cassiano do Nascimento. A equipe deste projeto é participante do Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras (PICMEL) da FAPERGS que têm por objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais em ciências, envolvendo alunos do ensino público do Rio Grande do Sul. O Projeto Microbiota é desenvolvido com estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública estadual de Pelotas e visa aproximar os alunos ao cotidiano universitário, familiarizando-os com o ambiente acadêmico em instituições de ensino superior, motivando sua formação como estudantes e jovens cientistas.

Os trabalhos de pesquisa intitulados: “Avaliação do conhecimento de vidrarias de laboratório na formação do aluno de ensino médio” e “O papel da leitura e interpretação de artigos científicos para a formação do aluno do ensino básico” estão sendo apresentados no IX CLIOA na categoria ‘pôsteres’ e estão concorrendo à premiação na linha temática: Produção do Conhecimento e Divulgação Científica.

O CLIOA ocorre pela primeira vez no Brasil, na cidade de Porto Alegre/RS, nos dias 11, 12 e 13 de junho de 2015, e reúne mais de 700 estudantes e profissionais do Brasil e da América Latina. O evento é composto de sessões de mesas redondas, conferências, apresentações orais e de pôsteres, bem como sessões culturais e sessões de diálogo intergeracional com jovens e adolescentes de vários segmentos. O evento também promove a realização de oficinas e outras atividades de interesse dos bolsistas do PICMEL, tais como oficinas de Pensamento Computacional e Robótica e Educação Empreendedora.

Publicado em 12/06/2015, na categoria Notícias.