Reitoria recebe trabalhadores de empresas terceirizadas

DSC_0079A Reitoria da UFPel recebeu na tarde desta quinta-feira (9) trabalhadores de empresas que prestam serviços para a Universidade nas áreas de limpeza e também no Restaurante Escola, que paralisaram suas atividades em função de atrasos nos pagamentos de salários e direitos trabalhistas, como vales transporte e alimentação. O grupo, que fez uma manifestação em frente ao Gabinete da Reitoria, estava acompanhado de estudantes da Universidade e de técnico-administrativos que aderiram aos três dias da paralisação nacional do serviço público.

DSC_0082O reitor Mauro Del Pino, ao conversar com os trabalhadores, ressaltou que o momento é crítico, resultado da paralisação das atividades no restaurante, em função de a empresa não ter cumprido com suas obrigações com os funcionários. “A Universidade está cumprindo o contrato com a empresa. Ainda não completou um mês de trabalho prestado”, observou o reitor. Ele informou que a empresa disse que colocaria os salários em dia e esta é a expectativa, para que os serviços sejam restabelecidos. Del Pino reforçou que os bolsistas de alimentação integral receberão refeições emergenciais.

O reitor registrou que a Administração Superior da Universidade não vai tolerar que esta situação se prolongue e que vai conversar com a empresa sobre as denúncias de assédio moral para com os trabalhadores.

Durante a conversa, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, afirmou que deseja que a equipe que vem atuando nos REs seja mantida, “e para isso buscamos a normalização da situação”, assinalou.

Limpeza

DSC_0098No grupo de manifestantes estavam funcionários da empresa que presta serviços de limpeza na Universidade, que também paralisaram suas atividades por falta de pagamento. Ao se dirigir a este grupo, o reitor voltou a garantir que a Universidade está cumprindo o contrato, conforme confirmou o pró-reitor Administrativo, Antônio Carlos Cleff. “Nós vamos notificar e pressionar a empresa. A responsabilidade é deles. Vamos cobrar até esgotar a relação contratual”, disse o pró-reitor.

TAEs

Ao fim do encontro, a Associação dos Servidores Técnico-Administrativos da UFPel (Asufpel) entregou documento ao reitor Mauro Del Pino com reivindicações da categoria. O conjunto de demandas faz parte da pauta local da paralisação de três dias da categoria.

Publicado em 09/04/2015, na categoria Notícias.