Seminário faz a avaliação do Pibid na UFPel
Até a quinta-feira (4), cerca de 600 estudantes e professores participam do III Seminário Pibid-UFPel, que tem como tema Avaliando e superando desafios da docência. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na UFPel é hoje um universo que reúne 487 acadêmicos bolsistas, 92 supervisores e 34 coordenadores, unindo a Universidade com 16 escolas da rede pública, sendo seis municipais e dez estaduais. O programa objetiva o fortalecimento do magistério através da qualificação da formação de professores. Na UFPel, são 16 licenciaturas envolvidas.
Na abertura do evento, na manhã desta terça-feira (2), no auditório do Colégio Gonzaga, a coordenadora do Seminário, Vanessa Leite, ressaltou a importância do programa no aperfeiçoamento de professores para a Educação Básica e o aumento do número de bolsistas, coordenadores e supervisores do Pibid.
Em sua fala nos atos de abertura do encontro, o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, disse que o Pibid é estratégico para as políticas de formação de professores e fez uma avaliação positiva do trabalho. “Era uma antiga reivindicação da rede pública que promove o estreitamento de relações entre escolas e Universidade. Por este programa, a UFPel dá a devida atenção aos professores das redes públicas e aos processos de ensino e aprendizagem nas escolas”, comemorou o reitor.
Para Del Pino, o trabalho ajuda a qualificar a educação pública e contribui para o avanço dos índices educacionais. “São os nossos cursos de licenciatura contribuindo diretamente para o crescimento e o desenvolvimento do país”, afirmou.
Representando a Pró-Reitoria de Graduação na mesa de abertura do encontro, a professora Afra de Souza disse que o evento tem nas trocas de experiências e na avaliação que ocorre seu grande valor. Já Gisane de Campos, da 5ª Coordenadoria Regional de Educação, lembrou que o Pibid fez crescer nas escolas a discussão em torno do ensino médio, o que provoca mudanças. A representante da Secretaria Municipal da Educação, Maria Alice Szezepanski, disse esperar que o fruto do encontro seja que todos ganhem a exata noção da importância da ligação entre as escolas e a universidade.
Para o coordenador institucional do Pibid na UFPel, Werno Kruger, o fato de o programa ser uma construção coletiva é o que faz o trabalho alcançar seus objetivos.
Reciclagem
Uma das supervisoras do Pibid participante do evento, a professora Cristiane Freitas (foto), da área de história da Escola Sylvia Mello, disse que o trabalho é importante para ela porque é um retorno ao ambiente universitário. “É uma reciclagem de conhecimentos. Ter os estudantes por perto é muito bom”, avaliou.
Avaliação
O foco do seminário será de avaliação do ano de trabalho, em que o Pibid assumiu um novo formato com apenas um projeto institucional, além do grande aumento do número de bolsistas.
O evento conta com a presença da professora Maria Assunção Calderano, na conferência de abertura e na realização de um minicurso para supervisores, coordenadores do Pibid e equipe diretiva das escolas parceiras do Pibid na cidade de Pelotas. Também são realizadas oficinas, ministradas por alunos bolsistas, das áreas de conhecimento envolvidas com o programa: artes visuais, música, teatro, dança, história, geografia, filosofia, ciências sociais, letras, química, física, matemática, educação física, ciências biológicas.
Para avaliação anual do Pibid, o evento conta com rodas de conversas, onde estão presentes supervisores, coordenadores e alunos bolsistas, que discutem questões sobre aprendizagens, ações pedagógicas, influência do Pibid na formação inicial e continuada, fragilidades e potencialidades do programa. Há, ainda, mesas-redondas com supervisores e ex-pibidianos (hoje professores da educação básica) e exposição de pôsteres das áreas.
Mais informações no site do evento.
Pibid
O Pibid é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.
O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal.
Além disso, são contemplados os coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas e os docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos. Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto.