Segurança é debatida com representação estudantil

DSC_0192 (1)Na noite desta terça-feira (7), o reitor Mauro Del Pino, juntamente com a vice-reitora, Denise Gigante, e a pró-reitora de Assuntos estudantis, Ediane Acunha, visitou o Diretório Central de Estudantes (DCE) para debater a segurança na zona do Porto. Presentes também o capitão Anderson e o soldado Araújo, pela Brigada Militar, e representantes da ASUFPel e da Vigilância da Universidade.

No início da reunião, o reitor Mauro Del Pino apresentou aos estudantes as medidas que estão sendo tomadas pela Universidade para combater a violência. Entre elas, a parceria com a Prefeitura Municipal que proporcionou a ampliação de iluminação nos arredores das unidades acadêmicas situadas na zona do Porto, a parceria com a Brigada Militar que proporcionou o aumento no patrulhamento e a confecção de materiais informativos com dicas de segurança, e a campanha Chega de Violência, na qual a Universidade disponibilizou o e-mail chegadeviolencia@ufpel.edu.br para que a comunidade acadêmica faça seus relatos sobre fatos ocorridos nos arredores da UFPel.

Sobre o deslocamento da 1a Companhia do 4o Batalhão de Polícia Militar (BPM) para a zona do Porto, o reitor informou que foi realizado um plano de necessidades que subsidiará a escolha de um local que atenda às expectativas da Brigada Militar. Um local já foi visitado e está sendo analisado pelas partes interessadas. “Estamos analisando todas as possibilidades para atender a demanda o mais rápido possível”, disse.

De sua parte, o capitão Anderson informou que a Brigada vem fazendo investimentos nas regiões universitárias e que desde junho o policiamento universitário está em funcionamento na região do Porto, com rondas periódicas em todos os trechos de circulação dos estudantes. Sobre os resultados das operações, o capitão informou que desde o início do mês três indivíduos foram presos com arma de fogo nos arredores das unidades e que várias abordagens estão ocorrendo com o objetivo de coibir a violência.

Anderson elogiou a Universidade pela agilidade e empenho em atender às demandas necessárias ao prédio que venha abrigar a nova sede da Companhia. “Precisamos de uma infraestrutura mínima para conseguir trabalhar e os técnicos da UFPel estão analisando todas as necessidades”, observou.

A parte final do encontro foi destinada aos questionamentos dos estudantes, que foram respondidos pela Administração e pela Brigada Militar.

Chega de Violência

A Universidade lançou a campanha Chega de Violência e pede para que os estudantes encaminhem os relatos dos fatos ocorridos no entorno das unidades acadêmicas para o e-mail chegadeviolencia@ufpel.edu.br . Ressalta, no entanto, que o e-mail não substitui o Boletim de Ocorrência (BO). O relato é repassado à Brigada Militar e ajuda no mapeamento das ocorrências. Sobre isso, o capitão Anderson enfatizou a importância de que o BO seja feito, uma vez que são os Boletins que embasam os levantamentos estatísticos sobre a incidência de violência em uma determinada região, o que determinará ou não o repasse de recursos e efetivo para fazer frente ao problema.

Mais segurança

A Brigada Militar também repassou aos estudantes os números que podem ser utilizados para denúncia e pedidos de ajuda. O telefone da patrulha da região do Porto é o 84175292; já o disque denúncia é o 3227.7171, e ainda o 190 também pode ser utilizado.

Combate às desigualdades

Respondendo a ponderação de um estudante, de que são necessárias também ações para diminuir desigualdades sociais e econômicas, o reitor Mauro Del Pino disse que a Universidade está empenhada em proporcionar a maior inclusão possível, através de relações mais humanas, capazes de diminuir as diferenças ocasionadas por esses fatores.

Segundo ele, estas ações estratégicas têm como grande exemplo o Programa Vizinhança, no qual mais de 30 cursos da UFPel estão envolvidos em ações de caráter comunitário. “Além de contribuir para a formação de profissionais mais preparados, o grande mérito são as ações de natureza social, voltadas às comunidades adjacentes à área universitária”, observou, ao descrever a importância dos programas de extensão e às múltiplas iniciativas na área cultural, visando a maior aproximação com a sociedade.

Del Pino destacou, ainda, a importância do Fórum Social de Extensão, que terá caráter permanente e deverá ser promotor e gestor de políticas e ações que irão incrementar as relações com os movimentos sociais e as atividades civis, bem como outras iniciativas na área cultural, com a realização de um grande festival, no mês de novembro. O Fórum teve seu lançamento durante o recente Congresso de Extensão e Cultura, reunindo a presença de 16 entidades, às quais caberá apresentar a Universidade suas demandas, que serão alvo de novos projetos de extensão e pesquisa.

Publicado em 08/10/2014, nas categorias Destaque, Notícias.