Início do conteúdo

Solenidade oficializa abertura da 3ª Mostra de Máquinas e inventos para a Agricultura Familiar

aberturaFoi aberta oficialmente no final da manhã desta sexta-feira(9) a 3ª Mostra de Máquinas e Inventos para a Agricultura Familiar, promovida através de parceria entre a Embrapa, a UFPel e a Emater-RS. O evento, realizado desde quinta-feira, e que teve seu encerramento no sábado, contou com o apoio dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e do governo estadual, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio.

A primeira parte da solenidade foi dedicada à premiação dos cinco melhores inventos de autoria de agricultores familiares (veja notícia específica no Portal), segundo critérios de originalidade, criatividade, praticidade, relação custo/benefício e redução da penosidade no campo.

Também foi feita a entrega das chaves de um caminhão ao presidente da Coopap,Carlos Gustavo Lapixis, e ao prefeito municipal do Arroio do Padre, Leonir Baschi, pelo presidente da Emater/RS-Ascar, Lino de David, que no ato representava o governador Tarso Genro. O veículo foi conquistado através do financiamento do Feaper, com recurso do processo de participação popular e cidadã 2013 do Programa de Regionalização do Abastecimento da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS.

convênioOutro ato realizado foi a assinatura de convênio para implantação da Unidade Mista de Pesquisa em Tecnologias Poupadoras de Insumos e Portadoras de Futuro entre a UFPel e a Embrapa Clima Temperado. O protocolo de intenções tem como pressuposto a união de esforços técnicos, científicos, materiais e de recursos humanos, com vistas a estabelecer uma estrutura conjunta e compartilhada de suporte a ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Ao conduzir a cerimônia inaugural do evento, o presidente da Comissão Organizadora e analista da Embrapa CT, Lívio Reichert disse que a Mostra é um evento idealizado e organizado com a participação de três instituições. Ele agradeceu ao apoio dos governos federal e estadual e aos patrocinadores, entre os quais o BRDE, Sicred, AGDI, Irga, Itaipu Binacional, Cosulati, entre outros, e a presença de expositores de agroindústrias artesanais.

“Tenho a certeza de ao retornarem para seus locais de origem, agricultores, extensionistas, técnicos e visitantes se sentirão fortalecidos pelas novas ideias e experiências adquiridas”, afirmou Reichert.

Para o chefe geral da Embrapa CT, Clênio Pilon, o evento demonstra a pujança da agricultura familiar, “responsável por colocar o alimento na nossa mesa e preservar a biodiversidade”. Ele disse que o ponto alto da Mostra é fazer do agricultor um protagonista, valorizando a sabedoria, o saber fazer.

Em seu pronunciamento, o reitor Mauro Del Pino destacou a inteligência do povo brasileiro e afirmou que é uma honra ter a UFPel como instituição participante da iniciativa e “a serviço de momentos como este, que impulsionam o desenvolvimento, em uma perspectiva cada vez mais sustentável”. Ele crê que a partir do evento, muitas conquistas e interesses poderão ser aprofundados.

Já o presidente da Emater-RS, Lino Davi, observou que o grande mérito do encontro foi ter reunido a inteligência dos agricultores e das instituições de ensino e pesquisa no sentido de promover o desenvolvimento da Agricultura Familiar. “É importante participar de um evento que articula as iniciativas pública e privada no desenvolvimento da base instalada de nossa força produtiva, especialmente na área de alimentos”, acentuou.

De sua parte, o diretor executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldir Stumpf Jr., no ato representando o presidente da empresa, Maurício Lopes, destacou o intercâmbio de conhecimentos proporcionado pela Mostra, “exercitando a parceria entre o ensino, a pesquisa, a extensão e os agricultores, num processo em que todos ganham”. Stumpf disse que levará o modelo do evento a outras regiões do país.

Em sua fala, o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativo do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, observou que apesar do crescimento de apenas 1,3% registrado anualmente na área de plantio, os investimentos em pesquisa fazem crescer a produção quatro vezes mais do que isso, o que, segundo ele, demonstra a tecnologia e a capacitação dos pesquisadores. Rocha deu ênfase às política públicas voltadas ao financiamento da atividade agrícola, tanto para grandes como para médios e pequenos produtores.

Fechando a solenidade, o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini, a propósito do Ano Internacional da Agricultura Familiar, decretado pela ONU em 2014, lembrou que a agricultura familiar é constituída de mais de 500 milhões de propriedades em nível mundial, sendo responsável pela segurança alimentar do Planeta e também pela força de trabalho dos países.

Na avaliação de Bianchini, que representou o ministro Miguel Rosseto, as tecnologias muitas vezes não são apropriadas à agricultura familiar, seja por suas características ou pela dificuldade de acesso, o que, segundo ele, eleva a importância de eventos como a Mostra, ao incentivar formas de incrementar a produtividade e de humanizar as atividades do trabalho no campo.

A mesa de honra do evento teve também representações da Câmara Federal de Deputados, Assembleia Legislativa do RS, Câmara de Vereadores de Pelotas, Irga e BRDE. Prefeitos municipais e representantes de entidades como a APL (Arranjo Produtivo Local de Alimentos da Região Sul), Afubra, Epagri, Embrapa Pecuária Sul, entre outras, também se fizeram representar na abertura oficial da Mostra.

 

Publicado em 12/05/2014, na categoria Destaque.