Escolas pelotenses recebem leituras de drama contemporâneo
O projeto Leituras do drama contemporâneo, do curso de licenciatura em Teatro da UFPel, estreia leitura encenada para crianças, na ação denominada “Leiturinhas”. Vigente desde 2015 na universidade, o projeto realiza leituras dramáticas para espectadores jovens e adultos.
O texto teatral escolhido dessa vez é “Mero”, escrito por Sara Pinheiro. Na obra, uma atriz e um ator contam a história do Senhor K., um burocrata que trabalha no Ministério da Pesca, mas nunca viu um peixe fora do supermercado ou da tela da televisão. Um dia, o homem descobre a existência do Mero, um peixe gigante e ancestral, vai em busca dele e acaba sendo engolido no fundo do mar.
A leitura encenada será apresentada em duas escolas de Pelota ainda este ano: serão duas sessões nesta quinta-feira (27) na Escola Osvaldo Cruz e outra sessão no dia 1º de dezembro na Escola Joaquim Assumpção. Entretanto, a ação prosseguirá em 2026. Esta é a segunda vez que o foco do projeto será o público infantil: a primeira experiência ocorreu de forma virtual, durante a pandemia.
No elenco desta montagem, estão os estudantes Agatha Nery e Davi Herculano; a coordenação e direção é da professora Fernanda Vieira Fernandes; há, ainda, o apoio e fotografia da aluna Kimberlly Isquierdo Bongalhardo e arte do professor Mario Celso.
