Festival SESC: música invade Campus Porto
Delicados acordes de canções eruditas e populares reverberaram pelas dependências do Bloco A do Campus Porto na manhã desta sexta-feira (24). O hall de entrada da Reitoria ficou repleto de estudantes e servidores que apreciavam a apresentação de um quinteto de sopro, promovido pelo Festival Internacional SESC de Música, através do seu módulo Festival na Comunidade.
Para executar um repertório que incluiu um fragmento da ópera Carmen, de Bizet, a canção cubana La Comparsa e composições brasileiras de Pixinguinha e Ernesto Nazareth, o quinteto usou seus instrumentos – flauta, clarinete, oboé, fagote e trompa – e tornou diferente a rotina do Campus.
A flautista Cláudia Schreiner, componente do quinteto, espera que a iniciativa tenha alegrado os ambientes de trabalho e estudo. Ela conta que considera gostar muito do trabalho de levar música para espaços inusitados, pois isto dá a impressão de que a música, em especial a erudita, não é distante: “Tem gente que diz que não gosta, mas talvez não conheça. É um preconceito sem fundamento”.
Para aproximar as canções e os instrumentos que são mais conhecidos no meio erudito, ela explica que o repertório é montado de forma a mesclar músicas mais conhecidas com outras mais históricas.
O Festival Internacional SESC de Música chega em 2014 à sua quarta edição. A iniciativa conta com o apoio da Universidade Federal de Pelotas. Clique aqui e confira a programação completa do Festival.