Programa de Tutoria oferece vagas para apoio a estudantes transexuais e travestis
Estudantes de Gastronomia, Enfermagem e das Licenciaturas em Geografia e Ciências Sociais podem participar do processo seletivo do Programa de Bolsas de Tutoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para o atendimento a pessoas transexuais e travestis. O Edital oferece quatro vagas para atuação na Coordenação de Relações Étnico-Raciais, Diversidade e Gênero, da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe). As inscrições serão recebidas até 1º de agosto, pelo e-mail cordigen@ufpel.edu.br, mediante envio da documentação exigida.
O período para o desenvolvimento das atividades de auxílio a estudantes transexuais e travestis que estejam com dificuldades de aprendizado será de 11 de agosto a 31 de dezembro de 2025. A bolsa mensal, para 20h semanais de dedicação, é de R$ 700,00. Mais informações estão disponíveis na página da Coordenação e no Edital.
Das 4 vagas disponibilizadas pelo Edital, uma será destinada prioritariamente à demanda social: para estudante que receba benefício vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). O processo seletivo será baseado na avaliação do histórico acadêmico e do memorial descritivo, um dos documentos necessários à inscrição, sobre as vivências e ideias relacionadas ao combate ao preconceito motivado por sexualidade e identidade de gênero (LGBTI+fobia).
