Boletim de Gestão: atividades de 9 a 20 de junho
Acompanhe as principais ações e atividades realizadas pela gestão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
UFPel e Kilombo Urbano Canto de Conexão projetam parceria
Em 10 de junho, a reitora da UFPel, Ursula da Silva, recebeu representantes do Kilombo Urbano Canto de Conexão, Giovani Lessa e Glauco Manjourany, para reunião dedicada à construção de parcerias em torno de temáticas sociais estratégicas. O encontro teve como objetivo aproximar a Universidade de iniciativas populares comprometidas com a justiça social, por meio do fortalecimento de ações conjuntas nas áreas de moradia popular, acessibilidade digital e produção cultural.
A proposta é de que, a partir desse diálogo, sejam criados projetos e colaborações que articulem os saberes acadêmicos e comunitários. A intenção é promover soluções concretas e inclusivas para os desafios enfrentados pelas populações periféricas.
Durante a reunião, os representantes do Kilombo, localizado na Benjamin Constant, 1327, apresentaram as ações desenvolvidas pelo coletivo. Destacaram o caráter autônomo e colaborativo da experiência, como um espaço de resistência, formação e produção cultural no território urbano. A expectativa é de que, a partir deste primeiro contato, novas agendas sejam organizadas com vistas ao desenvolvimento de ações conjuntas no campo da extensão universitária, da pesquisa aplicada e da formação cidadã.
Reunião com a comunidade surda da UFPel fortalece ações de inclusão
Em 11 de junho, a Coordenação de Acessibilidade da UFPel promoveu reunião com representantes da comunidade surda da Instituição. A iniciativa buscou fortalecer o diálogo, identificar demandas e planejar ações que ampliem as condições de acessibilidade na Universidade.
O encontro contou com a participação de estudantes e docentes surdos e da equipe técnico-administrativa e pedagógica envolvida com a pauta da acessibilidade. Estiveram presentes a pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade, Daiane Molet, a coordenadora de Acessibilidade, Renata Rocha, a chefe da Seção de Intérpretes de Libras, Juliana Sanches, e a psicopedagoga Letícia Roxo.
De acordo com Daiane Molet, a reunião integra um conjunto de ações da UFPel voltadas à construção de uma universidade mais acessível, democrática e atenta à diversidade de seus sujeitos.
UFPel e São Lourenço do Sul articulam ações para a situação de emergência climática
Em 11 de junho, a reitora da UFPel, Ursula Silva, recebeu o prefeito de São Lourenço do Sul, Zelmute Marten, para uma reunião voltada à articulação de ações para mitigar os efeitos da situação de emergência climática que afeta a região sul do Rio Grande do Sul: as chuvas, em 2024, e as temperaturas elevadas, em 2025.
O encontro teve como foco o compartilhamento de informações sobre os impactos da situação climática. O prefeito destacou que “a UFPel e a região ficaram com a herança da tragédia vivida em 2024” e que a principal forma de enfrentar o problema é por meio da cooperação entre a Universidade e o poder público local.
Durante a reunião, foram abordadas estratégias para o enfrentamento dos desafios decorrentes dos eventos climáticos extremos. A reitora reiterou o compromisso da UFPel em contribuir com estudos, diagnósticos técnicos e apoio em ações de pesquisa e extensão, para colaborar com o município e a região. A aproximação entre a UFPel e os municípios afetados pela crise climática busca fortalecer redes de apoio e atuação conjunta, promovendo soluções que integrem conhecimento científico e participação comunitária.
UFPel fortalece parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento
Em 11 de junho, a reitora da UFPel, Ursula da Silva, recebeu o chefe de gabinete da Presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Benhur Freitas, e da assessora Fernanda Queiroz. Também participou do encontro a professora da UFPel e coordenadora do projeto em parceria com a Companhia, Janaína Motta.
A reunião teve como pauta principal o fortalecimento da parceria entre a UFPel e a Conab em torno de um projeto voltado à sustentabilidade e à formação de pessoas do campo. A Universidade, atualmente, conduz uma iniciativa de abrangência nacional voltada à capacitação de trabalhadores e trabalhadoras do meio rural, com foco em práticas sustentáveis e desenvolvimento social.
Durante o encontro, foi destacada a importância da colaboração com a Companhia para o aprimoramento de políticas públicas voltadas à agricultura familiar, ao abastecimento e à soberania alimentar. Os representantes da Conab enfatizaram o papel estratégico da UFPel como parceira na produção de conhecimento e na execução de ações formativas que impactam diretamente comunidades rurais em todo o País.
Também foi discutida a realização de um evento para a apresentação dos resultados parciais da pesquisa conduzida no âmbito do projeto, com a participação do presidente da Conab, Edegar Pretto. A atividade deverá reunir lideranças políticas, representantes de movimentos sociais e acadêmicos para debater os dados coletados e projetar ações.
A reitora Ursula da Silva reafirmou o compromisso da UFPel com a promoção do desenvolvimento sustentável e com a valorização dos saberes do campo. “Parcerias como essa reafirmam o papel da universidade pública na construção de políticas voltadas à justiça social, ao combate às desigualdades e à valorização da agricultura como um pilar de soberania”, comemorou.
Reitora da UFPel visita Instituto de Biologia
Em 12 de junho, a reitora da UFPel, Ursula da Silva, realizou uma visita institucional ao Instituto de Biologia (IB), como parte de sua agenda com as unidades acadêmicas da Universidade. A reitora foi recebida pelo diretor do Instituto, Luiz Fernando Minello, e pelo vice-diretor, Gilson de Mendonça.
A visita integra uma série de encontros promovidos pela Reitoria da UFPel, com o objetivo de acompanhar as rotinas, desafios e potencialidades das diferentes unidades da Universidade. Durante a visita, foram tratados temas relacionados à infraestrutura, às demandas específicas de cursos e laboratórios e às estratégias para o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão no Instituto.
A reitora destacou que essas visitas têm sido fundamentais para construir uma gestão mais sensível às realidades vividas pelos diferentes segmentos da comunidade universitária. “Estar presente nos espaços da universidade é também uma forma de reafirmar o compromisso com uma gestão participativa, que escuta, valoriza e constrói junto com quem está no cotidiano da instituição”, afirmou.
A Reitoria segue com a agenda de visitas institucionais, reforçando o diálogo direto com as unidades como um instrumento essencial para o fortalecimento da universidade pública, democrática e comprometida com a excelência acadêmica.
Reitora da UFPel recebe o Grupo de Agroecologia da UFPel
Em 12 de junho, a reitora da UFPel, Ursula da Silva, recebeu o professor da UFPel Luiz Felipe Schuch e estudantes que integram o Grupo de Agroecologia (GAE). O GAE atua no âmbito da Universidade com foco na formação ecopedagógica e nas práticas agroecológicas.
Durante o encontro, o grupo apresentou as principais ações desenvolvidas, destacando a relevância do projeto como uma iniciativa de extensão que articula ensino, pesquisa e compromisso social com os territórios. Com atuação marcante na região sul do estado, o GAE promove formações, oficinas, vivências e articulações com movimentos sociais e comunidades rurais, contribuindo para a promoção da agroecologia como prática sustentável e política de cuidado com a vida e com o ambiente.
A reitora destacou a importância de iniciativas como o GAE para a consolidação do papel social da Universidade e reafirmou o compromisso da gestão com o fortalecimento das ações de extensão que impactam diretamente os territórios.
15ª Formação para Professores Ingressantes da UFPel promove integração e diálogo institucional
De 9 a 13 de junho, a Pró-Reitoria de Ensino (PRE), por meio do Núcleo de Formação de Professores da Coordenação de Pedagogia Universitária, realizou a 15ª Formação para Professores Ingressantes da UFPel. O evento reuniu 46 docentes, que participaram de apresentações de diversos setores da universidade e de debates sobre temas relevantes da Pedagogia Universitária.
Em 13 de junho, como parte da programação, ocorreu o Café com a Reitora, um momento de interação entre a gestão universitária e as novas e novos professores. O encontro reforçou o compromisso com a transparência e o diálogo, proporcionando um espaço para troca de ideias e alinhamento de expectativas sobre os desafios e oportunidades na UFPel.
UFPel amplia parceria com universidades da América do Sul
Na terça-feira (17), a UFPel recebeu o secretário executivo da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), Fernando Sosa, organização que reúne instituições de ensino superior de Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. Conjuntamente, a UFPel também acolheu pesquisadores da Universidade do Trabalho do Uruguai (UTU) e da Universidade de La República (Udelar). A visita, organizada pela Coordenação de Relações Internacionais (CRInter), teve como objetivo a continuidade da aproximação da Universidade com o Grupo e a prospecção de novos parceiros internacionais para a Instituição.
Dentre as atividades, parte da comitiva foi recebida no Parque Tecnológico sob a supervisão da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional (Inova). Na ocasião, discutiram-se possibilidades de parcerias na área de atuação da Superintendência. Outra ação, aberta à comunidade, foi a palestra do secretário executivo da AUGM, realizada no Auditório da Faculdade de Direito. Na oportunidade, pesquisadoras e pesquisadores da UFPel puderam conhecer alternativas para atuação e ampliação de suas redes, aumentando o impacto do trabalho realizado localmente.
Também foi realizada reunião entre pesquisadores das Faculdades de Veterinária da UFPel e da UDELAR, com participação da UTU. Foi encaminhada a elaboração de dois protocolos de intenções: um entre UFPel e UDELAR, envolvendo pesquisadores da área de equinos, e outro mais amplo, entre UTU e UFPel. O objetivo é a assinatura dos documentos no próximo Conselho de Reitores da AUGM, marcado para julho, em Montevidéu.
Reitora da UFPel participa da 2ª Reunião do Fórum de Gestores Federais do RS
Em 18 de junho, a reitora da UFPel, Ursula da Silva, participou da 2ª Reunião do Fórum de Gestores Federais do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O encontro foi organizado pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, por meio do Ministério das Relações Institucionais.
A reunião teve como objetivo fortalecer a articulação entre os órgãos e instituições federais que atuam no estado, promovendo o compartilhamento de experiências e a construção de estratégias conjuntas para o enfrentamento dos desafios regionais. Durante o encontro, foram apresentadas as experiências de gestão da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) e do Escritório Regional do Ministério da Cultura, como exemplos de iniciativas federais com impacto direto na vida da população do Estado.
Em sua fala, a reitora da UFPel ressaltou o papel estratégico das universidades públicas como agentes fundamentais para o desenvolvimento regional. Destacou que a produção científica, a geração de tecnologias, o conhecimento e a cultura promovidos pelas instituições de ensino superior contribuem significativamente para a diversificação e fortalecimento dos arranjos produtivos locais.
A reitora também salientou os investimentos recentes do Governo Federal em obras da UFPel, evidenciando o compromisso com a melhoria da infraestrutura universitária. Contudo, alertou para a necessidade de suplementação orçamentária. Ela lembrou que, apesar dos esforços do governo na recomposição dos recursos para a educação superior, ainda persiste défice significativo acumulado no período de 2019 a 2022.
A presença da UFPel no Fórum, avaliou, reforça o compromisso da universidade com a construção de políticas públicas interinstitucionais e com o fortalecimento do papel das instituições federais no enfrentamento das desigualdades e na reconstrução do estado, especialmente diante dos desafios agravados pelos eventos climáticos recentes.
Com a participação da UFPel, reunião promove a cultura do mel na região
Em 18 de junho, ocorreu na Prefeitura Municipal de Canguçu uma reunião estratégica com foco na promoção da cadeia produtiva do mel na região da Serra dos Tapes, região entre os municípios de Canguçu, Pelotas e São Lourenço do Sul. A iniciativa foi organizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater/RS) e pela Prefeitura de Canguçu.
O evento reuniu representantes institucionais e técnicos para dialogar sobre potencialidades, desafios e novas parcerias no território. Pela UFPel, participaram do encontro o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fábio Lima, o assessor Felipe Herrmann, o professor Jerri Zanusso e a técnico-administrativa em Educação Patrícia Borba.
A Serra dos Tapes ocupa posição de destaque na produção de mel no Rio Grande do Sul, com a consolidação de Canguçu como protagonista do setor. A reunião possibilitou alinhar esforços para o fortalecimento da cadeia e a abertura de diálogo para futuras ações conjuntas nos eixos da educação e da promoção em saúde. A UFPel reafirma, assim, seu compromisso com a atuação extensionista comprometida com o território e sua sustentabilidade.
A UFPel, por meio de suas redes cooperativas de extensão, empenha-se em articular espaços de diálogo e cooperação para fortalecer a formação dos estudantes e contribuir com o desenvolvimento sustentável dos territórios. Com esse objetivo, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) entende a vivência extensionista como um elemento essencial na formação cidadã, no fortalecimento das políticas públicas e na promoção de ações integradas com os atores locais.
Este é o boletim semanal de atividades da gestão 2025-2028 da UFPel. O canal tem o compromisso de manter a comunidade informada sobre as principais ações e projetos realizados pela Reitoria. O boletim traz atualizações sobre as principais ações e projetos em andamento.

