Congresso de Ensino de Graduação da UFPel chega a sua 10ª edição
Com a chegada da 10ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) os alunos dos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) se preparam para suas apresentações, para o Congresso de Ensino de Graduação (CEG) os alunos trazem seus relatos para uma troca de experiências internas e externas com o restante da Universidade no âmbito do ensino de graduação.
O CEG é promovido pela pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE) da UFPel e tem como parte de sua organização a chefe do Núcleo de Programas e Projetos da PRE, Carine Dahl Corcini, ela destaca o impacto do congresso na formação acadêmica dos estudantes. “O CEG é um espaço onde os alunos podem compartilhar suas experiências, desde atividades de monitoria até relatos de vivências acadêmicas, o que ajuda a fortalecer sua confiança e a desenvolver habilidades importantes como escrita” afirmou.
A estudante de Agronomia, Nathalia Meneses, participou pela primeira vez da SIIEPE e apresentou no Congresso de Ensino de Graduação (CEG) o trabalho “Desafios e Perspectivas do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) no Ensino Superior: Papel, Legislação e Práticas de Inclusão”, tema ligado à sua atuação como tutora no NAI. Ela descreveu a experiência como uma mistura de nervosismo e empolgação antes da apresentação, seguida de satisfação e orgulho durante a exposição. “Eventos como a SIIEPE são fundamentais para dar visibilidade a trabalhos acadêmicos e ampliar o alcance do conhecimento produzido na universidade”, destacou ela.
Nesta edição, o congresso recebeu mais de 600 resumos submetidos, um registro que reflete o engajamento crescente de estudantes da instituição. Desde 2022, o evento adotou uma proposta diferente para suas edições, a separação dos resumos por eixos temáticos, sendo eles: eixo 1: Diversidade no Ensino Superior, eixo 2: Tecnologias Educacionais na Educação Superior, eixo 3: Projetos e Programas Institucionais, eixo 4: Monitorias e eixo 5: Relato de experiência na Graduação
Essa nova estrutura temática facilita o aprofundamento de discussões e contribui para um maior alinhamento entre as apresentações e os interesses dos participantes. Além disso, nesta edição, os resumos foram reformulados, ganhando um formato mais alinhado aos relatos de experiência.
Outro diferencial da 10ª edição foi a realização de um curso de oratória voltado para estudantes apresentadores. O treinamento visou ajudar os participantes a lidar com medos e inseguranças, além de aprimorar suas habilidades de comunicação. “Este ano, realizamos um curso de oratória em busca de auxiliar e acalmar os alunos apresentadores, para que eles tenham uma influência positiva durante suas apresentações e vejam que seus trabalhos tem valor e importância dentro da graduação”, explica Carine.
O CEG, como um dos pilares da SIIEPE, desempenha um papel estratégico na valorização do ensino de graduação. Mais do que um espaço para apresentar projetos, o congresso fortalece a conexão entre diferentes áreas do conhecimento, estimula a interdisciplinaridade e promove o diálogo entre alunos, professores e a comunidade acadêmica como um todo.