UFPel participa da criação de Fórum Interinstitucional de Ações Afirmativas

Representantes de Instituições Federais de Ensino do Rio Grande do Sul iniciaram o diálogo para a construção conjunta de regulamentações para ações afirmativas: políticas sociais de combate a discriminações no acesso à educação. A primeira reunião, realizada em 3 de outubro na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), resultou na criação do Fórum Interinstitucional de Ações Afirmativas das Instituições Federais da Região Sul.

A iniciativa busca promover o diálogo e a construção de normativas e procedimentos para o ingresso e permanência de pessoas com deficiência, negras, indígenas, quilombolas e  LGBTQIA+, sigla que compreende lésbicas (L), gays (G), bissexuais (B), trasngêneros, transexuais e travestis (T), queer (Q), intersexuais (I), assexuais (A) e outras identidades não representadas pelas letras (+). Participaram da criação do Fórum representações da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e dos Institutos Federais Sul-rio-grandense (IFSul) e do Rio Grande do Sul (IFRS).

De acordo com a coordenadora de Diversidade e Inclusão da UFPel, Cláudia Daiane Molet, o Fórum contará com reuniões mensais, para abordar temas como ingresso e permanência, processo seletivo especial para estudantes indígenas e quilombolas, bancas para pessoas com deficiência, autodeclaradas negras (pretas ou pardas) e transexuais e travestis. Também estará em pauta o combate ao assédio e às demais formas de discriminação.

Publicado em 09/10/2024, nas categorias Informes Administrativos, Notícias.
Marcado com as tags Comunidade Externa, Docentes, Estudantes, Reitoria, TAEs.