UFPel Participa do Lançamento da Agência de Desenvolvimento Regional da Zona Sul

Na última sexta-feira, dia 19, foi lançada a Agência de Desenvolvimento da Zona Sul, uma nova ferramenta para promover o desenvolvimento regional. A cerimônia, realizada nos pavilhões da 30ª Fenadoce, marcou a criação oficial do órgão, que tem como objetivo identificar e potencializar os setores públicos e privados da região.

Entre os presentes estavam a reitora da UFPel, Isabela Andrade; o reitor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Flávio Nunes; o governador do estado, Eduardo Leite; e a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, que também preside a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul).

A UFPel participará da agência como uma instituição de ensino superior especializada. Através de convênios de cooperação, a universidade se dedicará à qualificação e desenvolvimento de mão de obra especializada, visando o crescimento dos setores produtivos da região.

No encerramento da cerimônia, foi assinado um protocolo de intenções que estabelece as tratativas iniciais da agência e oficializa a colaboração entre os órgãos envolvidos. Diversas autoridades e prefeitos dos municípios da região sul do estado também estiveram presentes para apoiar a iniciativa.

Fotos: Gustavo Vara

Publicado em 22/07/2024, nas categorias Destaque, Notícias.