A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) integra o Fórum Gaúcho do Ensino Superior sobre Envelhecimento Humano,  que tem por objetivo refletir e avançar frente aos desafios e compromissos educacionais e científicos do envelhecimento.

Atualmente, composto por 14 universidades públicas e comunitárias do estado do Rio Grande do Sul, o Fórum desenvolve atividades articuladas e contínuas de ensino, pesquisa e extensão. São elas: UFPel, UCPEL, FURG, UFRGS, PUCRS, UNICRUZ, UNIPAMPA, UFSM, UCS, UNISC, UPF, UNISINOS, UNIJUÍ e UNIVATES.

A organização foi formada no ano 2000, a partir da maior atenção das universidades à questão social e científica da velhice, principalmente na década de 90, bem como da criação da Política Nacional do Idoso em 1994, quando foram estabelecidas as competências na área da educação a serem cumpridas pelo MEC, entre elas a adequação de currículos aos programas educacionais destinados a idosos, a inserção de conteúdos voltados para o processo do envelhecimento no ensino formal, a inclusão da Gerontologia e da Geriatria como disciplinas curriculares nos cursos superiores e o apoio à criação de Universidades Abertas para a Terceira Idade.

O Fórum Gaúcho realiza reuniões bimensais e, a cada dois anos, é realizado o evento principal na sede da Instituição coordenadora, aberto a especialistas, profissionais da área, acadêmicos, idosos e idosas. Em 2024 o evento estava previsto para a FURG, em Rio Grande, mas, em razão do envolvimento das universidades na assistência aos desabrigados pelas enchentes e a greve das IES no primeiro semestre, foi necessário o adiamento para 2025.

No biênio 2023-2024 são representantes da UFPel a Profª Adriana Schüler Cavalli (ESEF) na titularidade, e Giovana Duzzo Gamaro (CCQFA) na suplência.

Para outras informações: representa@ufpel.edu.br.