Início do conteúdo

Hospital Escola da UFPel lança edital para construção de sede própria

Nova estrutura possibilitará ampliação de atendimentos e especialidades

O Hospital Escola (HE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), lançou, na sexta-feira (07), edital de licitação para construção da sede própria. A publicação no Diário Oficial da União (DOU) será realizada na segunda-feira (08). Os recursos são provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, anunciados em agosto de 2023 pelo presidente da República, após inclusão do HE da UFPel no Plano Plurianual (PPA) Participativo do Governo Federal.

As empresas interessadas em participar da licitação terão 25 dias úteis para formularem e apresentarem suas propostas. Na sequência, será aberta a licitação na modalidade pregão, forma de contratação por preço global. “Ou seja, vamos ter todos os projetos executivos, memorial descritivo, cadernos de encargos. Documentos que dizem exatamente o que queremos, o que estamos contratando”, explica o gerente administrativo do HE da UFPel, Eduardo Palma.

As futuras instalações contemplarão: Bloco 1, com seis pavimentos e área total de 34.611,59 m², projetado para: serviço de hemodiálise, serviço de nutrição, almoxarifado, cafeteria, vestiários, necrotério, laboratórios (Clínica, Patologia e Biologia Molecular), agência transfusional, banco de leite, hotelaria/rouparia, farmácia, engenharia clínica, órteses, próteses e materiais especiais (OPME), Centro de Material Esterilizado, Centro Cirúrgico, Centro de Parto Normal, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, UTI Neonatal, UTI Pediátrica, Unidade de Internação (UI) Pediatria, UI Obstétrica; Qualidade, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Unidade Clínica Médica, Reabilitação, Grupo de pele, Cuidados Paliativos, Psicologia Clínica, Unidade Cirúrgica, Unidade de Internação Saúde Mental, Unidade de Precaução, áreas técnicas.

Já o Bloco 2, com 11.424,99 m², dispostos em dois pavimentos, abrigarão: auditório, Endoscopia, Reabilitação, Imagenologia, Coleta Patológica, consultórios especializados, Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e Hospital-Dia (assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial).

O cronograma da obra tem previsão de 36 meses. No auge da construção, estima-se que a obra envolverá o trabalho de aproximadamente 180 pessoas. “A licitação da nova Sede do HE UFPel é um grande desafio que está se tornando realidade com a publicação do Edital. Este projeto que vem sendo discutido amplamente desde 2021, ganhou força com a sinalização dos recursos para sua concretização ao final de 2023, concentrando os esforços de toda equipe nas análises dos projetos e planilhas que compõe o certame. O Setor de Infraestrutura Física, formado por engenheiros civis, engenheiro mecânico, engenheiro eletricista, arquiteto, além das chefias do setor, da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar e da Gerência Administrativa, dedicou grande parte de seu tempo para operacionalizar esse objetivo. Além disso, o envolvimento de profissionais da Sede da EBSERH, vinculados ao Serviço de Manutenção Predial, Projetos e Obras, foi fundamental na condução da construção dos documentos da licitação, concentrando expertises, garantindo que esse processo tenha a excelência necessária frente a sua importância social”, afirma o chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar do HE da UFPel, Wilson Oliveira Júnior.

O novo espaço foi projetado de forma coletiva e voltado para atender às necessidades assistenciais da região e integrar as demandas de ensino e pesquisa dos cursos da UFPel. Segundo a superintendente do HE da UFPel, Carolina Ziebell, a ampliação dos serviços de saúde será não apenas quantitativa, mas, também, qualitativa, ofertando novos atendimentos e especialidades à comunidade. “Além disso, o Hospital tem ampliado sua atuação em pesquisa, por meio do Centro de Pesquisas e, até a conclusão da execução deste projeto, esperamos que a integração da pesquisa à assistência seja uma realidade, reafirmando, assim, nosso papel como Universidade, aplicando a Ciência para a solução dos problemas da comunidade”.

O Hospital Escola da UFPel é uma instituição de ensino, pesquisa e assistência à saúde referência no sul do Brasil nas áreas de oncologia, cuidados intensivos adulto e neonatal, tratamento de HIV e gestação de alto risco. É campo de prática de ensino, pesquisa e extensão para dez cursos da área da saúde da UFPel. Presta atendimento à população de 21 municípios da Zona Sul do Estado, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mais de 70% da estrutura física de internação e serviços funciona em prédios alugados, que além de comprometer a capacidade de atendimento, gera custos com locação e deslocamento, devido à distância física entre os prédios.

“Gostaria de manifestar a enorme satisfação que tenho de estar reitora da UFPel nesse momento aguardado há muitos anos por toda a comunidade universitária. Finalmente, estamos tirando do papel o projeto do Hospital Escola! A peleia foi longa e envolveu uma série de pessoas, a quem deixo toda a minha gratidão por terem feito parte da concretização desse sonho, em especial à atual gestão da Ebserh, na figura do seu presidente, Dr. Arthur Chioro, bem como a toda equipe técnica da Ebserh Sede. Por óbvio, não posso deixar de salientar o empenho da Dra. Carolina Ziebell, superintendente do nosso Hospital, e de toda sua equipe. A Dra. Carolina conduziu de forma brilhante o processo que culminou nessa importante conquista. Ganha toda a população de Pelotas e de toda região Sul do estado!”, destacou a reitora da UFPel, Isabela Andrade.

Histórico

A construção da sede própria do HE da UFPel é uma demanda da população da Zona Sul, que necessita de mais e melhores serviços de saúde na região. O projeto da sede própria prevê a construção de dois blocos, onde serão alocados os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico e a internação hospitalar, em área junto à Faculdade de Medicina, Psicologia e Terapia Ocupacional (Famed) da UFPel. O bloco 3 já é uma realidade, em funcionamento desde 2020 com a Unidade de Oncologia, Atenção Domiciliar e áreas administrativas, de ensino e pesquisa.

O novo HE da UFPel terá 274 leitos de internação nas áreas de clínica médica, cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, saúde mental e precaução, centro cirúrgico, centro de Parto Normal, UTI Adulto, UTI Neonatal e Semi-intensiva, UTI pediátrica, Agência Transfusional e Banco de Leite Humano, além de novos e modernos serviços de apoio diagnóstico.

Situação atual

O HE da UFPel conta atualmente com 172 leitos, atende a  uma população de mais de um milhão de habitantes. Anualmente, o Hospital realiza mais de 300 mil procedimentos ambulatoriais e cinco mil internações, além de 150 leitos de internação domiciliar.

Rede Ebserh

O Hospital Escola da UFPel faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde outubro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que contribuem com a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.