Ruas de Lazer contará com diversas atividades neste domingo (24)
Pelotas receberá, neste domingo (24), o projeto Ruas de Lazer, uma parceria entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Prefeitura de Pelotas. O evento ocorrerá entre 9h e 18h na avenida Juscelino Kubitscheck, entre a avenida Bento Gonçalves e a rua Barão de Butuí. Uma das vias será interditada para veículos, possibilitando uma série de atividades propostas pelas UFPel e Prefeitura. Em caso de tempo ruim e chuva, o evento será adiado.
Durante o dia ocorrerão aulas de ginástica do Projeto Vida Ativa, apresentações de dança de projeto de extensão da UFPel e shows que compõem a agenda da Secretaria de Cultura. Além disso, a população terá acesso à diversas atividades, como brinquedos infláveis do Projeto Vida Ativa, projeto de extensão da UFPel Barraca da Saúde, feira de artesanato indígena e quilombola, escolinha de trânsito da Secretária de Trânsito, prática de basquete 3 x 3, grafite, entre outras atividades ainda a serem confirmadas.
O espaço é para a população ocupar também de acordo com seus interesses. Dessa forma, como um momento de retomada de convívio, a população poderá levar cadeiras de praia, bicicletas, skates e compartilhar um domingo de lazer na rua.
Histórico do projeto
A intenção do projeto Ruas de Lazer em Pelotas-RS é realizar o fechamento de ruas para o trânsito de veículos automotores aos domingos e estabelecer um espaço de lazer para a população. O presente projeto está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC/UFPel), capitaneada por docentes da Escola Superior de Educação Física e com pactuação com outras unidades.
Além disso, o projeto estabeleceu uma parceria desde sua concepção com a Prefeitura Municipal de Pelotas. A parceria com a Prefeitura iniciou em julho de 2021 para planejamento e implementação das atividades e o projeto não teve início no ano anterior devido aos cuidados com a Pandemia. Em 2022, com a evolução do cenário e com a necessidade de valorizar os espaços públicos, modificando-os para o lazer da população, o grupo gestor do Projeto, composto por representantes da UFPel e de quatro diferentes secretarias municipais, retomou a mobilização e dará início às atividades no dia 24 de abril.