I Ciclo de estudos sobre Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Lutas Sociais abre inscrições
Estão abertas as inscrições para o I Ciclo de estudos sobre Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Lutas Sociais, organizado pelo Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Escola Pública e Educação Popular (MovSE). O Ciclo ocorre periodicamente e a próxima palestra será ministrada pela Vera Maria Ferrão Candau da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) com o tema “Formação docente e interculturalidade: construindo saberes-fazeres” no dia 27 de setembro.
As inscrições são gratuitas, limitadas a 25 vagas, e podem ser realizadas entre os dias dia 20 a 25 de setembro via formulário de inscrição.
O evento é aberto a professores/as, pesquisadores/as, estudantes de graduação e pós-graduação e é organizado pelas professoras Georgina Helena Lima Nunes, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e Silvana Maria Gritti, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).
Sobre o MOVSE
Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação – MovSE, é um coletivo de docentes e discentes, do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (FAE), da Universidade Federal de Pelotas, assim como de outras Instituições.
No que tange à FAE, o grupo faz parte da linha de pesquisa intitulada Formação de Professores/as. Este grupo tem origem na articulação de docentes pesquisadores/as que, desde setembro de 2008, sentiram a necessidade de somar esforços na realização do trabalho que vinham desenvolvendo individualmente e que se identificam com a perspectiva da Educação em espaços formais e não formais cujas implicações convergem para uma aproximação da universidade com a sociedade via comunidades tradicionais, urbanas e do campo; movimentos sociais, professores/as das redes públicas e secretarias de educação demais espaços da gestão educacional local e nacional.
O grupo insere a pesquisa como elemento potencializado e potencializador por/de práticas extensionistas na compreensão do dinamismo existente na interlocução entre universidade, formação de professores/as e um complexo contexto societário.