Obra publicada pela Editora da UFPel é premiada
Produção acadêmica publicada pela Editora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) conquistou o 2º lugar do prêmio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), organização que reúne mais de cem editoras universitárias. A obra “Castigar e Corrigir no Rio Grande do Sul: Histórias de crime, lei e prisões”, de autoria do professor da UFPel Bruno Almeida, recebeu o reconhecimento na área de Ciências Sociais Aplicadas.
A premiação anual da Associação, conforme a entidade, busca incentivar a produção técnico-científica nas editoras universitárias, “em relação tanto à excelência dos conhecimentos veiculados, quanto à concepção estética das edições“. A cerimônia foi realizada em 25 de novembro, no auditório da Academia Paulista de Letras, em São Paulo.
O livro publicado em 2024 pela Editora da UFPel aborda a punição no contexto do Rio Grande do Sul durante mais de um século: de 1907 a 1918. A comparação das informações penitenciárias de períodos históricos distantes revela “aproximações e distanciamentos” no encarceramento e na prática prisional do Estado. O trabalho está disponível no repositório institucional Guaiaca.
Novos processos editoriais
A Editora, a Livraria e a Gráfica da UFPel integram a Coordenação de Comunicação Social da UFPel, órgão vinculado ao Gabinete da Reitoria. A responsável pelo setor, Ana Bandeira, explica que os fluxos editoriais têm passado por novas etapas, que envolvem a preparação de originais e apreciação prévia. Essas dinâmicas, avalia, estão refletidas no prêmio recebido. “O Prêmio é a repercussão máxima da produção das editoras universitárias do País”, comemora. Os próximos passos são a otimização das rotinas e a criação de novos documentos orientadores para pesquisadoras e pesquisadores proponentes de obras.
Na avaliação da chefe da Editora, Livraria e Gráfica da UFPel, Suelen Böettge, o reconhecimento da Abeu manifesta “o conjunto de melhorais implementadas” no setor, com destaque para reorganização dos fluxos editorais, qualificação das equipes, alinhamento às normas de editoração científica e acadêmica e a relação com as pesquisadoras e pesquisadores responsáveis pela organização e autoria das obras. “As ações fortaleceram a qualidade das obras e consolidaram a atuação da Editora da UFPel no cenário nacional. O prêmio evidencia a excelência do trabalho desenvolvido pela Editora e reforça o compromisso institucional com a produção científica e cultural“, celebra.
Para publicar
As orientações para quem tiver interesse em publicar os seus trabalhos pela UFPel estão disponíveis página da Editora. A UFPel oferece guia, fluxograma, modelos de contrato, manual de redação, entre outros documentos necessários à submissão de propostas.
Para 2026, o setor prevê novas dinâmicas nos fluxos de submissão e acompanhamento editoral. De acordo com Suelen, a expectativa é de que se perceba “maior integração” de autoras, autores com as equipes técnica e de avaliação.
