Programa de Internacionalização “Pelotas Global” é lançado
É o olhar conjunto entre Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e a Prefeitura que dá o tom e os rumos do Pelotas Global, Programa de Internacionalização do município. As três entidades uniram forças e expertises para engendrar – e fazer acontecer – uma Pelotas que planeja o futuro, com olhos no mundo, pés firmes em sua identidade e de braços abertos. O lançamento oficial ocorreu nesta sexta-feira (07), no Paço Municipal.
O Programa busca posicionar Pelotas no cenário global com diversas ações e eventos integrados, organizando um calendário cultural que celebre a diversidade. A intenção reflete o compromisso do município e suas instituições em se tornarem um polo de relevância mundial.
O coordenador de Relações Internacionais da UFPel, Rafael Vetromille-Castro, destaca a cooperação das três instituições para potencializar ações nos âmbitos acadêmicos, econômicos, sociais e culturais. Irmandade com outros municípios, identificação de parceiros para eletrificação de frotas de transporte da cidade e da Universidade e contato com petrolíferas interessadas na Baía de Pelotas são exemplos de ações de escopo internacional que já vêm sendo articuladas pelo grupo. Segundo o coordenador, cada entidade apoia as demais naquilo que faz de melhor. “Do ponto de vista acadêmico, nossa missão é provocar impacto social – local, regional e global -, permitindo que a gente traga para cá impactos dos nossos talentos”, destacou.
Visibilidade global, inovação, desenvolvimento econômico e social, sustentabilidade e um olhar apurado para as mudanças climáticas foram aspectos mencionados pelo prefeito Fernando Marroni. “Fazer nossa cidade ter esse protagonismo e se relacionar com o mundo com cooperação, inovação e desenvolvimento”, disse.
A pró-reitora de Ensino do IFSul, Fabíola Pereira, observou que as iniciativas expressam uma visão de futuro inspiradora: a de uma região que se desenvolve por meio da cooperação e do compartilhamento de conhecimentos. “O Pelotas Global projeta a cidade para o futuro, fortalecendo conexões internacionais e criando oportunidades de intercâmbio cultural, científico e tecnológico. Simboliza a força da integração regional em torno de políticas públicas conjuntas e soluções sustentáveis para os desafios locais”, afirmou.
O vice-reitor da UFPel, Eraldo Pinheiro, destacou o momento como um marco histórico, tanto pela integração entre as instituições quando pela diligência com que as ações vêm sendo desenvolvidas. “Isso é fundamental para o que a gente pensa em termos de futuro. Nossa região é polo acadêmico, e estamos unidos em prol do mesmo objetivo: o desenvolvimento do território, buscando recursos e impactando as pessoas que vivem aqui”, salientou.
Na ocasião, o público ainda pôde conhecer a marca do Programa, elaborada também em conjunto.
COPSul
O momento também marcou o lançamento da Conferência do Sul sobre Mudanças Climáticas (COPSul), que inicia nesta segunda-feira (10) e vai até o dia 28, com diversas ações em datas e locais variados. A programação completa será divulgada no primeiro dia de encontro e envolverá instituições públicas, associações culturais e diversos outros agentes da comunidade. “Será dinâmico, com visibilidade para os atores que atuam em problemáticas ligadas à sustentabilidade, mas que não estão vinculados a uma instituição específica”, explica a diretora de Relações Internacionais da Prefeitura, Esmeralda Faria. As atividades são abertas a todas as pessoas interessas – para algumas, há necessidade de inscrição.
