Início do conteúdo

UFPel inaugura reforma da UBS Centro Social Urbano

A comunidade do bairro pelotense do Areal passou a contar, desde este mês de outubro, com uma unidade básica de saúde (UBS) com estrutura renovada e mais espaços de atendimento. Foi inaugurada a reforma da UBS Centro Social Urbano (CSU), localizada na rua Guararapes, 55, um dos postos de saúde da rede municipal de Pelotas sob administração da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

À estrutura já utilizada anteriormente, soma-se toda a parte da frente da edificação, que antes servia como capela para a comunidade católica Nossa Senhora das Graças, que se mudou para prédio próprio em frente. O prédio é de propriedade do Círculo Operário Pelotense, que desde a década de 1980 cede suas dependências para atividades comunitárias da localidade.

Desde a pandemia de Covid-19, o espaço já estava sendo utilizado pela UBS, como ponto de acolhida para atendimentos de pessoas com sintomas gripais. Contudo, tal ocupação ainda era improvisada, o que causava uma subutilização do prédio. A partir de uma proposta rabiscada pela chefe da UBS, a médica Maria Laura Nogueira, e por seu marido, nasceu a ideia de um projeto, encampada pela Faculdade de Medicina e pela Administração Central da UFPel.

Após a negociação da cedência da outra parte do prédio, ficou a cargo da Universidade as intervenções necessárias para que a UBS fosse ampliada. Segundo o superintendente de Infraestrutura, Everton Bonow, da edificação, ficou apenas a carcaça – paredes e telhado. Com mão de obra da própria Suinfra e recursos e materiais da UFPel, ocorreu uma reforma completa, iniciada no primeiro semestre de 2024: instalações elétrica, hidráulica e lógica, troca de esquadrias e piso, implantação de divisórias e pintura interna e externa.

A reforma permitiu uma ampliação nos atendimentos ofertados pela UBS, que ganhou novos consultórios. Com as mudanças, a unidade também passará a sediar uma farmácia distrital, o que permitirá que usuários do Sistema Único de Saúde retirem uma maior gama de medicações que a disponível atualmente; tal espaço poderá abrigar maior participação de estudantes do curso de Farmácia no local.

Outra novidade, que aguarda a chegada dos equipamentos específicos, é a implantação de um consultório odontológico, serviço inédito no local. O atendimento contará com o apoio da Faculdade de Odontologia. Além disso, a requalificação permitiu a implantação de um almoxarifado, de espaço exclusivo para esterilização de materiais e de uma sala de reuniões. A estes espaços faltam ainda, entretanto, itens de mobiliário, por exemplo.

Para Maria Laura, a inauguração da reforma é a realização de um sonho. Entretanto, esse sonho não é para ela: “É muito bom ver que o acesso à saúde de uma comunidade aumentou”. O espaço, em sua opinião, a partir de agora ganha mais organização e fica mais agradável; também ampliam-se as possibilidades de inserção de estudantes da área da Saúde da UFPel: alunos e alunas de Medicina, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia, Medicina Veterinária e, finalmente, Odontologia podem fazer da UBS seu campo de estágios.

Projeto concretizado por muitas mãos

Participaram do ato de inauguração a reitora da UFPel, Ursula Silva; a secretária de Saúde, Ângela Vitória, também docente da Universidade; o superintendente Bonow; a diretora da Faculdade de Medicina, Julieta Fripp; a chefe do Departamento de Medicina Social, Ana Maria Teixeira; e a chefe da UBS.

Maria Laura se disse, na ocasião, muito contente por poder apresentar a casa nova da UBS. Para ela, inaugurar esse espaço é atender melhor à missão da unidade. Já para Ana Maria, este fato realiza um sonho de poder atender à população em um espaço digno: “A comunidade que busca atendimento aqui merece um local adequado”.

A diretora da Famed relembrou que a atenção primária de saúde no município de Pelotas foi iniciada por iniciativa da UFPel, integrando os saberes da saúde em benefício dos usuários. Ela, entretanto, também destacou que as demandas por estrutura física são constantes, pois isso é essencial na qualidade do atendimento. A secretária Ângela, enquanto isso, salientou que o novo espaço vem ao encontro à meta de se fazer um SUS de alta qualidade na cidade.

Fechando os pronunciamentos da sessão, a reitora Ursula definiu a UBS como um espaço de convivência para a comunidade e para a realização de sonhos. “É um local para sonhar e colocar no papel, dividir e compartilhar”, disse ela, ao lembrar o envolvimento de tantas pessoas servidoras da UFPel e de lideranças da região para que esse projeto de concretizasse.

A reitora ainda comemorou o fato de que tal reforma tenha sido realizada em tempos de crise orçamentária, que tem trazido tantos impactos para a vida acadêmica: “Mesmo com o pouco que se tem, conseguimos fazer pelo comprometimento de tantos”. Ursula ainda colocou a inauguração da UBS no mesmo rol de grandes notícias na área da saúde de Pelotas, que em breve contará com um novo Hospital de Pronto Socorro e com a sede própria do Hospital Escola.

Publicado em 31/10/2025, na categoria Notícias.