Início do conteúdo

SIIEPE: Relação com a comunidade é evidenciada no Congresso de Extensão e Cultura (CEC)

Foto arquivo

A articulação do saber da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com a sua comunidade estará refletido em 754 trabalhos que serão apresentados no 12º Congresso de Extensão e Cultura (CEC). Trata-se de um recorde de inscrições. O evento faz parte da 11ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE), que ocorre de 20 a 24 de outubro.

Serão 119 sessões de apresentação oral, que ocorrerão durante quatro dias de evento, no turno da tarde. Na perspectiva do pró-reitor de Extensão e Cultura, Fábio Garcia Lima, a Semana deverá fornecer uma “fotografia” do que é feito em extensão na Universidade. Segundo ele, é sabido que as ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação ocorrem de forma pulverizada – e o encontro será uma oportunidade para enxergar essas ações como um conjunto. “É uma fonte de catálise que poderá possibilitar que, através de um projeto estruturante, possamos unir diferentes áreas do conhecimento com interação no território”, avalia. Assim, salienta, a UFPel poderá potencializar seu papel como universidade pública e possibilitar que os estudantes façam uma formação consolidada na realidade local. “Unir pessoas é sempre um desafio. Mas é o desafio que o mundo precisa enfrentar. Pode ser difícil, mas é o que a gente quer”, resume o pró-reitor.

Além da exposição dos trabalhos, a extensão da Universidade estará presente também na programação com variadas frentes, como o 5º Seminário do Projeto de Extensão Ruas de Lazer, que ocorrerá no dia 24, às 14h, no Auditório Acadêmico (quarto andar do Campus Anglo). Pela segunda vez realizado na SIIEPE, o Seminário busca apresentar o projeto, fazer um balanço das últimas edições e da trajetória da iniciativa, sendo também um espaço para que outros participantes possam se integrar ao Ruas de Lazer. A ideia, conforme a comissão organizadora, é envolver mais projetos – incluindo de pesquisa e ensino – nas atividades do Ruas, já consolidado por oferecer, em parceria com a Prefeitura de Pelotas, diversas ações à comunidade, em diferentes bairros do município.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) também organiza a Feira de Expositores Locais, que contará com mostra e comercialização de produtos como alimentos, artesanato, sebo, floricultura e brechó. Serão 15 mulheres empreendedoras participando da ação. A Feira ocorrerá durante todo o período da SIIEPE, das 8h às 18h, no saguão do andar térreo do Campus Anglo.

A programação do evento terá, ainda, novidades como a intervenção artística na parede em frente a uma das entradas do prédio principal do Anglo. O artista visual e grafiteiro Júnior Asnoum trabalhará no espaço de 30 metros de largura por 12 de altura durante o período da SIIEPE e o público poderá acompanhar a ação.

Relação com a comunidade
De acordo com a técnica em Assuntos Educacionais da PREC, Raquel Dias, a Semana reflete a busca por um movimento de relacionamento com a comunidade. “A partir das apresentações de trabalhos, da arte, e de tudo que vai circular, se percebe essa urgência mais intensa de pensar junto com a comunidade”, pontua. A produtora cultural da PREC, Krischna Duarte, complementa que a proposta é construir propostas não “para” a comunidade, mas “com” a comunidade.

O pró-reitor destaca, ainda, que a discussão nas salas de debate do CEC e nos demais ambientes da SIIEPE que envolvam a extensão deverá ser pautada pela razão de ser da atuação do segmento. “Sabemos há muito tempo que a extensão tem o papel de estar na comunidade, mas me parece que ainda não há um direcionamento. Estar na comunidade para quê? A universidade pública se enxergando como um possível braço do estado para chegar aonde o estado ainda não está, com projetos para conseguir mostrar desenvolvimento social e isso escalonar para uma política pública é o papel da universidade. E quem faz isso é a extensão”, destaca.

SIIEPE
Considerada o maior evento acadêmico e científico da instituição, a SIIEPE será realizada de 20 a 24 de outubro. Durante o período, a comunidade acadêmica pode apresentar os trabalhos desenvolvidos nas áreas de Inovação, Ensino (de Graduação e Pós-Graduação), Pesquisa e Extensão e/ou assistir as apresentações dos trabalhos.

A Semana congrega seis eventos que ocorrem de forma simultânea na Instituição: Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), Congresso de Ensino de Graduação (CEG), Congresso de Extensão e Cultura (CEC), Congresso de Iniciação Científica (CIC) e o Encontro de Pós-Graduação (ENPOS).

As novidades desta edição são a SIIEPE Jovem, destinada aos estudantes de Ensino Médio, e a Rua da Ciência, um espaço no Campus Anglo onde os Programas de Pós-Graduação irão apresentar seus projetos para a comunidade.

Neste ano, o tema da SIIEPE é “UFPel Afirmativa: Ciência, Direitos Sociais e Justiça Ambiental”. Considerado profundamente significativo e necessário no contexto atual, o mote evidencia que na articulação entre ciência, direitos sociais e justiça ambiental a UFPel afirma seu compromisso como universidade pública para não apenas produção de conhecimento, mas também para transformação social.

Inscrições e programação
As inscrições para Ouvinte estão abertas até o dia 22 de outubro ao meio-dia e podem ser feitas no site do evento, onde está também a programação completa da SIIEPE.